INOVAÇÃO PRODUTIVA

ABERTO

O SI Inovação Produtiva tem como objectivo promover a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos/melhorados bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.

Despesas elegíveis

Consideram-se elegíveis as seguintes despesas desde que diretamente relacionadas com o desenvolvimento do projeto:

• Custo de aquisição de máquinas e equipamentos, custos para os colocar na localização e condições necessárias para os mesmos serem capazes de funcionar;

• Custos de aquisição de equipamentos informáticos (software);

• Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes;

• Aquisição de direitos de patentes, Licenças ou conhecimentos técnicos não protegidos por patentes;

• Software standard ou desenvolvido especificamente;

• Despesas com TOC e/ou ROC até 5.000€;

• Serviços de engenharia relacionado com a implementação do projeto;

• Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing, e projetos de arquitetura e de engenharia;

Projetos dos setores do turismo e da indústria podem incluir a construção de edifícios, obras de remodelação e outras construções;

Projetos do setor do turismo podem ainda incluir material circulante associado à atividade turística a desenvolver.

Taxas de financiamento

O incentivo a conceder, para as despesas elegíveis, é calculado através da aplicação de uma taxa base de 30%, a qual poderá ser acrescida de majorações, não podendo a taxa ultrapassar os 75%.

Reveste a forma de incentivo reembolsável, sem juros ou quaisquer outros encargos. O prazo total de reembolso é de oito anos, constituído por um período de carência de dois anos e por um período de reembolso de seis anos (no caso de projetos de Turismo o período de reembolso é de dez anos – três anos de carência e sete anos de reembolso).

Em função da avaliação dos resultados do projeto, pode ser concedida a isenção de reembolso de uma parcela do incentivo reembolsável, até ao limite máximo de 60% deste, em função do grau de superação das metas fixadas pelo beneficiário.

As candidaturas para este incentivo decorrem até 30 de junho de 2020.

Deseja receber mais informações sobre este incentivo financeiro?

Envie um email para info@start-pme.pt ou ligue para o número +351 911 535 519 (Portugal) ou +55 21 4042 8567 (Brasil) e fale com um dos nossos consultores, a reunião de consultoria é gratuita.