MilKEE: investimento de 146 mil euros para o setor leiteiro

3 mil produtores de leite portugueses alvo de investimento de 146 mil euros destinados à eficiência na utilização de recursos.

O projeto MilKEE, dentro do âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural português (PDR 2020), é a iniciativa que tem como objetivo a capacitação e mobilização das explorações leiteiras para uma otimização e eficiências na utilização de recursos.

Com a duração de um ano, o projeto procurará incidir especialmente nos domínios da eficiência na utilização da água e da energia dentro do setor agrícola, na otimização de subprodutos e ainda na facilitação do fornecimento e utilização de fontes energéticas renováveis.

Num investimento que perfaz 146 mil euros, o consórcio responsável é liderado pela Confedereção Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) e composto também pela ISQ da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego (LACTICOOP) e Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite (PROLEITE).

Os seus principais objetivos prendem-se com a criação e desenvolvimento de conhecimento para os exploradores do setor leiteiro através da otimização da utilização de recursos, tipificação de boas práticas para a utilização de efluentes de bovinicultura leiteira na florestas, capitalização de informação de outros projetos e transferir boas práticas para o setor leiteiro e florestal, bem como a sensibilização dos produtores de leite e das cooperativas para os benefícios da bioeconomia e eficiência de recursos.

Depois de anos consecutivos com perdas no consumo, e até premeditada e financiada redução na produção de leite, os produtores têm-se mostrado satisfeitos com a visão de estabilização do mercado desde 2017 (aqui e aqui).

Quer saber mais sobre este fundo ou pensa ter um projeto apto para concorrer? Entre em contacto com um consultor Start.

2018-05-30T08:46:46+00:00Maio 30th, 2018|