Como expandir negócios mantendo a missão da empresa

Como expandir os seus negócios, mantendo-se fiel à sua missão

A criação de um negócio de sucesso deve ter como base uma premissa inicial, a qual determina o conceito primordial do negócio. A expansão de um negócio constitui um processo complexo e moroso, no decurso do qual se pode perder a missão inicial do negócio. Apesar das dificuldades inerentes ao processo de expansão, o mesmo é fundamental para o crescimento sustentado e fundamentado de um negócio, na medida em que, um negócio com um modelo produtivo estanque tem maiores probabilidades de não sobreviver no futuro.

Ao longo deste artigo iremos conhecer o que significa ter um negócio com uma missão, bem como, alguns dos aspetos que um empreendedor deve ter em conta de modo a expandir os seus negócios sem colocar em causa a missão inicial do mesmo.

Missão de um negócio

A missão de uma empresa constitui a sua razão de ser, o motivo para o qual a empresa existe e trabalha diariamente. Ter uma missão no centro do seu negócio apresenta um conjunto de obstáculos diferenciados ao empreendedor. Um dos grandes desafios de ter uma missão como premissa de um negócio prende-se com a dificuldade em conciliar o serviço com a necessidade de crescimento da empresa. Todavia, o facto de a empresa ter uma missão, funciona como um elemento de união do grupo de trabalho, uma vez que os colaboradores estão unidos em torno de um objetivo comum.

Vantagens da definição da missão de um negócio
O escritor austríaco, Peter Drucker, considerado como o pai da gestão moderna, definiu na sua obra “Management: Tasks, Responsibilities and Practices”, as principais vantagens inerentes à definição da missão de um negócio. Segundo Peter Drucker, as vantagens são as seguintes:

- Alinhamento de todos em torno de uma única direção e compartilhamento de expetativas entre todos;

- Consolidação dos objetivos da empresa no tempo, que transcendem o individualismo ou determinados interesses específicos;

- Direcionamento em termos de estilos, atitudes e comportamentos para as lideranças;

- Compartilhamento de intenções e objetivos que podem também ser identificados por pessoas externas à empresa;

- Melhoria do argumento de venda e consequente crescimento da empresa e dos seus lucros.

Estude o mercado
O primeiro passo para proceder ao processo de expansão de um negócio consiste na realização de um estudo de mercado aprofundado. Ao realizar este estudo, o empreendedor irá compreender o funcionamento do mercado empresarial, assim como, as oportunidades que este lhe apresenta. O empreendedor procederá a uma análise das oportunidades, destacando aquelas que estão em concordância com a missão da empresa.

Escolha um modelo de expansão adequado à missão do seu negócio
Após a realização de uma análise interna e de mercado, o empreendedor irá escolher o modelo de expansão que melhor se adequa às necessidades da empresa, tendo sempre em consideração a missão inicial da empresa. O modelo de expansão pode passar quer pela abertura de novas empresas quer pela criação de novos produtos.

Aposte num bom relacionamento com o cliente
O estabelecimento de uma relação positiva com o cliente constitui um dos alicerces principais do processo de expansão de uma empresa. A relação com o cliente é o fundamento principal de cada negócio, uma vez que, este é uma parte essencial do processo produtivo, dependendo dele o sucesso do mesmo. De modo a promover uma melhor relação com o cliente, a empresa pode apostar: na criação de programas de fidelidade; na prestação de um serviço de suporte pós-venda; na realização de pesquisas de satisfação, sendo possível assim tirar elações sobre os aspetos a melhorar; e, por fim, na implementação de estratégias de longo prazo para a fidelização dos clientes.

Expansão de um negócio
A expansão de um negócio constitui um elemento fundamental no processo de gestão de uma empresa, na medida em que, pode assegurar o sucesso futuro do negócio. O desafio de expandir um negócio está em estar à frente das mudanças nos mercados, em prever como poderão evoluir as necessidades dos clientes e em prognosticar a integração de tecnologias inovadoras no processo produtivo. A conciliação da necessidade de expansão de um negócio, com a manutenção da missão inicial do mesmo representa um dos principais elementos a ter em conta por parte dos empreendedores. É na conciliação destes dois elementos que está a chave para a expansão de um negócio sem ocorrer a perda de identidade do mesmo.

A coesão do grupo de trabalho também é promovida pelo facto de o negócio ter uma missão, na medida em que, todos os colaboradores estão unidos em prol de um objetivo comum. O processo de expansão de um negócio é complexo, contudo qualquer empreendedor deve pensar na sua implementação, tendo em vista a sustentabilidade futura do seu negócio.

Patrícia Neves

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2022-06-09T15:49:28+01:00

Como expandir os seus negócios, mantendo-se fiel à sua missão

A criação de um negócio de sucesso deve ter como base uma premissa inicial, a qual determina o conceito primordial do negócio. A expansão de um negócio constitui um processo complexo e moroso, no decurso do qual se pode perder a missão inicial do negócio. Apesar das dificuldades inerentes ao processo de expansão, o mesmo é fundamental para o crescimento sustentado e fundamentado de um negócio, na medida em que, um negócio com um modelo produtivo estanque tem maiores probabilidades de não sobreviver no futuro.

Ao longo deste artigo iremos conhecer o que significa ter um negócio com uma missão, bem como, alguns dos aspetos que um empreendedor deve ter em conta de modo a expandir os seus negócios sem colocar em causa a missão inicial do mesmo.

Missão de um negócio

A missão de uma empresa constitui a sua razão de ser, o motivo para o qual a empresa existe e trabalha diariamente. Ter uma missão no centro do seu negócio apresenta um conjunto de obstáculos diferenciados ao empreendedor. Um dos grandes desafios de ter uma missão como premissa de um negócio prende-se com a dificuldade em conciliar o serviço com a necessidade de crescimento da empresa. Todavia, o facto de a empresa ter uma missão, funciona como um elemento de união do grupo de trabalho, uma vez que os colaboradores estão unidos em torno de um objetivo comum.

Vantagens da definição da missão de um negócio
O escritor austríaco, Peter Drucker, considerado como o pai da gestão moderna, definiu na sua obra “Management: Tasks, Responsibilities and Practices”, as principais vantagens inerentes à definição da missão de um negócio. Segundo Peter Drucker, as vantagens são as seguintes:

- Alinhamento de todos em torno de uma única direção e compartilhamento de expetativas entre todos;

- Consolidação dos objetivos da empresa no tempo, que transcendem o individualismo ou determinados interesses específicos;

- Direcionamento em termos de estilos, atitudes e comportamentos para as lideranças;

- Compartilhamento de intenções e objetivos que podem também ser identificados por pessoas externas à empresa;

- Melhoria do argumento de venda e consequente crescimento da empresa e dos seus lucros.

Estude o mercado
O primeiro passo para proceder ao processo de expansão de um negócio consiste na realização de um estudo de mercado aprofundado. Ao realizar este estudo, o empreendedor irá compreender o funcionamento do mercado empresarial, assim como, as oportunidades que este lhe apresenta. O empreendedor procederá a uma análise das oportunidades, destacando aquelas que estão em concordância com a missão da empresa.

Escolha um modelo de expansão adequado à missão do seu negócio
Após a realização de uma análise interna e de mercado, o empreendedor irá escolher o modelo de expansão que melhor se adequa às necessidades da empresa, tendo sempre em consideração a missão inicial da empresa. O modelo de expansão pode passar quer pela abertura de novas empresas quer pela criação de novos produtos.

Aposte num bom relacionamento com o cliente
O estabelecimento de uma relação positiva com o cliente constitui um dos alicerces principais do processo de expansão de uma empresa. A relação com o cliente é o fundamento principal de cada negócio, uma vez que, este é uma parte essencial do processo produtivo, dependendo dele o sucesso do mesmo. De modo a promover uma melhor relação com o cliente, a empresa pode apostar: na criação de programas de fidelidade; na prestação de um serviço de suporte pós-venda; na realização de pesquisas de satisfação, sendo possível assim tirar elações sobre os aspetos a melhorar; e, por fim, na implementação de estratégias de longo prazo para a fidelização dos clientes.

Expansão de um negócio
A expansão de um negócio constitui um elemento fundamental no processo de gestão de uma empresa, na medida em que, pode assegurar o sucesso futuro do negócio. O desafio de expandir um negócio está em estar à frente das mudanças nos mercados, em prever como poderão evoluir as necessidades dos clientes e em prognosticar a integração de tecnologias inovadoras no processo produtivo. A conciliação da necessidade de expansão de um negócio, com a manutenção da missão inicial do mesmo representa um dos principais elementos a ter em conta por parte dos empreendedores. É na conciliação destes dois elementos que está a chave para a expansão de um negócio sem ocorrer a perda de identidade do mesmo.

A coesão do grupo de trabalho também é promovida pelo facto de o negócio ter uma missão, na medida em que, todos os colaboradores estão unidos em prol de um objetivo comum. O processo de expansão de um negócio é complexo, contudo qualquer empreendedor deve pensar na sua implementação, tendo em vista a sustentabilidade futura do seu negócio.

Patrícia Neves

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2022-06-09T10:00:19+01:00
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