Desafios na relação entre marcas e consumidores num mundo tecnológico

As novas tecnologias e o consequente surgimento de novas funcionalidades nas mesmas, contribuiu para a alteração na relação entre marcas e consumidores, tornando-a mais imprevisível e instável. Mudanças nos panoramas de consumo, assim como, do comportamento dos consumidores, propiciaram novos desafios para as empresas, quer na manutenção de relações comerciais previamente existentes, quer na angariação de novos clientes.

Ao longo deste artigo iremos perceber o que mudou na relação entre empresas ou marcas e consumidores, assim como, alguns desafios que se colocam à manutenção de uma relação sustentável entre ambos.

Relação entre empresas e consumidores
O surgimento de novas tecnologias levou a que as pessoas se movimentassem cada vez mais no meio online, sendo imperial que as empresas estejam preparadas para corresponder às expectativas dos consumidores, oferecendo as melhores e mais práticas soluções, mas também um outro olhar mais atento sobre a concorrência. Contudo, além de apostarem nas novas tecnologias, as empresas devem tentar humanizar as suas estratégias digitais, porque só assim conseguirão não só reter os clientes existentes, como conquistar novos clientes. Se utilizadas de uma forma positiva, as novas tecnologias podem funcionar como um elemento preponderante para o crescimento de uma empresa ou negócio. Todavia, se as mesmas foram utilizadas de uma forma deficitária ou errónea, podem de certa forma proporcionar o fim de uma empresa ou negócio, muito por força do declínio da imagem das mesmas para o exterior.

Mudança no comportamento dos consumidores
Um dos grandes desafios com que as empresas se deparam atualmente, relativamente à relação com os consumidores prende-se com o facto de o comportamento dos mesmos se ter alterado. O surgimento da pandemia obrigou a que muitas empresas migrassem a sua atividade económica para os meios digitais, o que levou a uma mudança nos paradigmas dos consumidores, os quais preferem adquirir os produtos ou serviços através da internet, com maior comodidade, mesmo que tenham de pagar mais por isso.

Menos proximidade física e mais digital
A relação entre marcas e consumidores nesta conjuntura tecnológica é fortemente pautada por uma menor proximidade física e maior digital. Esta maior proximidade digital tornou as relações menos empáticas, uma vez que, o consumidor vai à loja online, adquire o serviço que deseja e não tem qualquer interação com outro elemento. Nesta esfera, o grande desafio das empresas, prende-se em tentar acrescentar a esta proximidade digital, elementos sociológicos, como a empatia ou a preocupação com as necessidades do consumidor.

Atendimento presente e satisfatório
Atualmente, os clientes não desejam apenas um produto ou serviço de qualidade, mas sim um atendimento próximo que tenha em conta as suas necessidades. Quando um consumidor se dirige a uma loja à procura de determinado produto, comummente assistimos a situações em que um funcionário tenta impingir um produto de determinada marca ou mais caro, o que não é correto.

Utilização deficitária das novas tecnologias
Como já foi referido anteriormente, muitas empresas foram forçadas a migrar as suas atividades produtivas para o meio digital, o que por si só já alterou a forma de relacionamento entre a marca e o consumidor. Todavia, ainda existe um grande número de empresas que se apresenta reticente em relação à utilização das novas tecnologias na sua atividade produtiva, por um vasto número de razões, quer seja por falta de conhecimentos para a sua utilização, quer seja por receio das repercussões das mesmas no seu negócio. A literacia digital constitui um elemento fundamental para qualquer empreendedor, na medida em que, permite que este tenha uma visão mais holística sobre as estratégias de negócios dos dias de hoje e um pensamento mais estratégico na tomada de decisões, proporcionado pelo acesso a uma quantidade quase infinita de dados sobre os perfis de cliente, os seus interesses, e que está a revolucionar a forma como as empresas comunicam e vendem os seus produtos.

Patrícia Neves

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2022-07-29T09:59:27+01:00

Desafios na relação entre marcas e consumidores num mundo tecnológico

As novas tecnologias e o consequente surgimento de novas funcionalidades nas mesmas, contribuiu para a alteração na relação entre marcas e consumidores, tornando-a mais imprevisível e instável. Mudanças nos panoramas de consumo, assim como, do comportamento dos consumidores, propiciaram novos desafios para as empresas, quer na manutenção de relações comerciais previamente existentes, quer na angariação de novos clientes.

Ao longo deste artigo iremos perceber o que mudou na relação entre empresas ou marcas e consumidores, assim como, alguns desafios que se colocam à manutenção de uma relação sustentável entre ambos.

Relação entre empresas e consumidores
O surgimento de novas tecnologias levou a que as pessoas se movimentassem cada vez mais no meio online, sendo imperial que as empresas estejam preparadas para corresponder às expectativas dos consumidores, oferecendo as melhores e mais práticas soluções, mas também um outro olhar mais atento sobre a concorrência. Contudo, além de apostarem nas novas tecnologias, as empresas devem tentar humanizar as suas estratégias digitais, porque só assim conseguirão não só reter os clientes existentes, como conquistar novos clientes. Se utilizadas de uma forma positiva, as novas tecnologias podem funcionar como um elemento preponderante para o crescimento de uma empresa ou negócio. Todavia, se as mesmas foram utilizadas de uma forma deficitária ou errónea, podem de certa forma proporcionar o fim de uma empresa ou negócio, muito por força do declínio da imagem das mesmas para o exterior.

Mudança no comportamento dos consumidores
Um dos grandes desafios com que as empresas se deparam atualmente, relativamente à relação com os consumidores prende-se com o facto de o comportamento dos mesmos se ter alterado. O surgimento da pandemia obrigou a que muitas empresas migrassem a sua atividade económica para os meios digitais, o que levou a uma mudança nos paradigmas dos consumidores, os quais preferem adquirir os produtos ou serviços através da internet, com maior comodidade, mesmo que tenham de pagar mais por isso.

Menos proximidade física e mais digital
A relação entre marcas e consumidores nesta conjuntura tecnológica é fortemente pautada por uma menor proximidade física e maior digital. Esta maior proximidade digital tornou as relações menos empáticas, uma vez que, o consumidor vai à loja online, adquire o serviço que deseja e não tem qualquer interação com outro elemento. Nesta esfera, o grande desafio das empresas, prende-se em tentar acrescentar a esta proximidade digital, elementos sociológicos, como a empatia ou a preocupação com as necessidades do consumidor.

Atendimento presente e satisfatório
Atualmente, os clientes não desejam apenas um produto ou serviço de qualidade, mas sim um atendimento próximo que tenha em conta as suas necessidades. Quando um consumidor se dirige a uma loja à procura de determinado produto, comummente assistimos a situações em que um funcionário tenta impingir um produto de determinada marca ou mais caro, o que não é correto.

Utilização deficitária das novas tecnologias
Como já foi referido anteriormente, muitas empresas foram forçadas a migrar as suas atividades produtivas para o meio digital, o que por si só já alterou a forma de relacionamento entre a marca e o consumidor. Todavia, ainda existe um grande número de empresas que se apresenta reticente em relação à utilização das novas tecnologias na sua atividade produtiva, por um vasto número de razões, quer seja por falta de conhecimentos para a sua utilização, quer seja por receio das repercussões das mesmas no seu negócio. A literacia digital constitui um elemento fundamental para qualquer empreendedor, na medida em que, permite que este tenha uma visão mais holística sobre as estratégias de negócios dos dias de hoje e um pensamento mais estratégico na tomada de decisões, proporcionado pelo acesso a uma quantidade quase infinita de dados sobre os perfis de cliente, os seus interesses, e que está a revolucionar a forma como as empresas comunicam e vendem os seus produtos.

Patrícia Neves

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2022-07-29T09:59:27+01:00
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