Estudos de viabilidade: o que fazer antes de iniciar um negócio
No mercado empresarial, o fracasso de uma empresa ou negócio está intimamente relacionada com um planeamento deficitário aquando da sua implementação. Antes de se iniciar uma empresa ou negócio deve-se realizar estudos de viabilidade. Os estudos de viabilidade irão permitir uma previsão concreta dos custos do projeto, prevendo despesas futuras que podem decorrer no decurso do mesmo, o que irá reduzir o risco associado à incerteza em relação ao retorno dos investimentos realizados.
Ao longo deste artigo iremos compreender com maior exatidão o que são estudos de viabilidade, quais as suas vantagens para a implementação de uma empresa ou negócio de uma forma sustentada e com vista à sua prossecução futura, assim como, algumas aplicações dos mesmos em processos empresariais.
Estudos de Viabilidade: avaliar e prever
Um estudo de viabilidade económica e financeira é preponderante, quer para projetos relacionados com a criação de uma nova empresa, quer em relação a empresas já em atividade e que apresentem a necessidade de avaliar as vantagens de um eventual projeto de investimento futuro e qual o seu impacto na empresa.
Vantagens dos Estudos de Viabilidade
Algumas das vantagens inerentes à realização de Estudos de Viabilidade por parte das empresas são:
- Tomada de decisões mais corretas e assertivas, o que por sua vez irá minimizar o risco de investimento;
- Realização de análises e estudos detalhados, os quais são por sua vez baseados na conjuntura atual do mercado;
- Apresentação de diferentes cenários e de diversos resultados que se poderá obter através da realização de um projeto de investimento;
- Definição e consequente projeção dos gastos de atividade, das necessidades de financiamento, assim como, a apresentação de previsões de resultados tendo por base os vários cenários possíveis.
Avaliação dos investimentos
A realização de estudos de viabilidade irá permitir uma melhor avaliação dos investimentos, na medida em que, terá em conta o impacto dos mesmos na empresa, assim como, os resultados possíveis destes.
Apoio à obtenção e negociação de condições de crédito
O recurso a estudos de viabilidade por parte de profissionais experientes, leva a que a empresa incremente a sua capacidade negocial de condições de crédito, algo importante para a sustentabilidade futura de um negócio. Ao longo da sua atividade produtiva, uma empresa ou negócio pode necessitar de financiamento, quer para a realização de um projeto previamente definido, quer para fazer face a períodos mais conturbados, como foi o caso do período pandémico com que nos deparámos.
Redução do risco dos investimentos
Com a ajuda de um estudo de viabilidade, a empresa poderá prever com maior exatidão os custos e os impactos que um determinado projeto de investimento terá no seu funcionamento. Através destes dados, é possível decidir de uma forma mais acertada a realização de projeto de investimento, uma vez que, a empresa já tem na sua posse todos os cenários possíveis.
Ferramenta indispensável na fusão de negócios
O conceito de fusão define-se como uma operação de ordem económica, a qual agrupa duas ou mais empresas dando origem a uma nova. Ou seja, a fusão representa uma ação societária que envolve uma aliança de empresas, as quais aliam os respetivos patrimónios, de modo a formar uma nova sociedade comercial. De salientar que, na maioria dos casos, as fusões de empresas envolvem entidades empresariais de dimensão semelhante.
Um estudo de viabilidade irá permitir uma melhor decisão relativamente a um projeto de fusão de negócios, tendo em conta as vantagens e as desvantagens do mesmo, assim como, o impacto que o mesmo irá ter em ambos os negócios envolvidos no projeto.
Tem um novo projeto empresarial mas não sabe como avançar? A Start PME pode ajudá-lo. Saiba mais aqui.
Patrícia Neves