Fundo Ambiental: táxis e autocarros já podem candidatar-se
Os táxis e autocarros já se podem candidatar ao apoio para aquisição de gasóleo e gás natural no âmbito do Fundo Ambiental. O apoio conta com uma dotação global máxima de 17,4 milhões de euros e é dirigido a empresas do setor dos transportes públicos de passageiros. As candidaturas decorrem até ao dia 30 de Setembro.
É a terceira vez que o prazo para candidaturas no âmbito deste apoio é prolongado. O apoio conta com uma dotação global máxima de 17,4 milhões de euros a distribuir pelos vários transportes públicos de passageiros.
Montante global será distribuído entre táxis e autocarros
De acordo com o Ministério do Ambiente e a Ação Climática, 2,8 milhões destinam-se para os táxis, 12,9 milhões para autocarros a diesel e 1,7 milhões de euros para autocarros a gás natural.
Candidaturas elegíveis para todas as empresas do setor de transportes públicos
Segundo o regulamento publicado na sexta-feira, dia 12 de Agosto, são elegíveis as candidaturas apresentadas por empresas do setor dos transportes públicos de passageiros, relativas a veículos para transporte em táxi e veículos pesados de passageiros das categorias M2 (veículos concebidos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares sentados para além do lugar do condutor e com uma massa máxima não superior a cinco toneladas) e M3 (veículos concebidos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares sentados além do condutor e uma massa máxima superior a 5 toneladas) ou equivalente, que tenham inspeção periódica obrigatória válida.
Preço dos Títulos de transporte não será afetado
Com este apoio, o governo espera que o preço dos combustíveis não afete de forma direta o preço dos títulos de transporte e que as famílias possam continuar a usar os transportes públicos.
Andreia Arenga