Intermediação bancária: saiba quais as melhores oportunidades de financiamento para a sua empresa
A sustentabilidade de uma empresa ou negócio assenta num conjunto de elementos, sendo que muitas vezes é necessário recorrer a determinados tipos de financiamento de modo a incrementar o funcionamento da atividade produtiva. Todavia, é fundamental que as empresas avaliem de uma forma sustentada e fundamentada todas as fontes de financiamento disponíveis, com a finalidade de perceberem qual é a melhor, sendo que para isso devem contar com o auxílio de entidades certificadas nesta matéria.
Ao longo deste artigo vamos não só explorar com maior exatidão o conceito de intermediação bancária, como também, distinguir algumas entidades integrantes deste processo.
Intermediação bancária
O conceito de intermediação bancária, apresenta-se como uma atividade que consiste na captação de recursos, assim como, da negociação de melhores soluções junto das instituições bancárias, com vista a obter acordos vantajosos para todas as partes envolvidas no processo.
Algumas das vantagens de recorrer a um intermediário bancário são: negociação de melhores condições contratuais; serviços imparciais, os quais têm apenas em consideração as necessidades evidenciadas pelos clientes; acompanhamento dedicado e presente. Outro elemento positivo deste serviço prende-se com o facto de o mesmo facilitar e descomplicar a obtenção de recursos financeiros, os quais são na grande maioria das vezes preponderantes para a sustentabilidade e recuperação das empresas.
Banca, Fundos de Investimento e Serviços Financeiros
Relativamente à captação de financiamento, a banca e as demais instituições bancárias constituem elementos preponderantes no processo, uma vez que, possuem um elevado envolvimento no contexto económico e financeiro.
As instituições bancárias ostentam como objetivo fundamental o de funcionar como intermediário financeiro entre os agentes económicos que têm excedente de capital e os que apresentam carência do mesmo, permitindo assim o balanço do sistema financeiro.
Os Fundos de Investimento representam instrumentos de poupança coletiva, os quais visam captar dinheiro junto de investidores com objetivos de investimento similares, sendo os mesmos geridos por empresas de gestão profissional. A metodologia de investimento do dinheiro integrante dos presentes fundos terá em consideração critérios de investimento previamente definidos para cada fundo.
Linhas de Crédito Bancário e Soluções Financeiras
Quando se coloca a necessidade de captar financiamento, os empréstimos constituem os primeiros meios que consideramos. Contudo é necessário avaliar de uma forma cuidadosa se é realmente necessário solicitar um empréstimo. Antes de aceder a esta metodologia de financiamento é necessário que a empresa por um lado, reveja os seus gastos, com o objetivo de perceber se é possível cortar alguma despesa e por outro lado, reavalie os seus custos fixos e variáveis.
Se após a análise destes indicadores financeiros continuar a ser identificada a necessidade de um reforço financeiro, deve-se procurar qual a melhor alternativa de empréstimo no mercado. Deste modo, um gestor deve procurar uma entidade que o possa ajudar a identificar todas as tipologias de crédito disponíveis do mercado, o que cada uma delas pode fazer pela sua empresa, para depois decidir qual vai de encontro às pretensões da empresa. Normalmente as linhas de crédito bancário apresentam-se em duas modalidades distintas: a fundo perdido ou reembolsável.
Financiamento e sustentabilidade
O financiamento de uma empresa constitui um elemento que auxilia na sustentabilidade futura da mesma, nomeadamente perante conjunturas particulares como foi o caso do contexto pandémico que enfrentámos, do qual ainda se sentem repercussões no mercado empresarial. Um intermediário bancário pode ajudar a facilitar todo o processo de captação de financiamento, diminuindo assim os riscos inerentes ao mesmo.
A Start PME pode ajudá-lo no financiamento do seu novo projeto empresarial. Para saber mais, clique aqui
Patrícia Neves