Lançado primeiro aviso para Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo

Lançado primeiro aviso para Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo

No passado dia 14 de junho de 2022 foi lançado o primeiro aviso com o objetivo de apoiar a concretização de Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo, o qual ostenta um montante de 30 milhões de euros. O apoio, inserido no programa Eficiência Energética em Edifícios de Serviços, faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência e resulta do compromisso de Portugal com as metas climáticas que vão permitir o alcance da neutralidade carbónica até 2050.

O presente aviso encontra-se integrado no programa “Eficiência Energética em Edifícios de Serviços”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o qual compreende um montante global de 610 milhões de euros.

Eficiência Energética em Edifícios de Serviços
Este programa está incluído da dimensão da Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual resulta do compromisso e contributo de Portugal para as metas climáticas que permitirão o alcance da neutralidade carbónica até 2050. A descarbonização da economia e da sociedade oferece oportunidades importantes e prepara o país para realidades que configuraram os fatores de competitividade num futuro próximo.

Produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis
O programa “Eficiência Energética em Edifícios de Serviços”, apresenta como objetivo fundamental o de financiar medidas que auxiliem na produção de energia elétrica a partir de fontes de renováveis, tendo como base os regimes de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia Renovável. As medidas no âmbito do presente programa deverão contribuir para a redução de pelo menos 30%, do consumo de energia primária nos edifícios beneficiados, contribuindo para reforçar a capacidade em autoconsumo nos setores residencial, da administração pública central e de serviços.

Saiba como candidatar-se aqui.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-06-27T13:38:51+00:00
Go to Top