PRR financia 13 pólos de inovação digital no valor de 68 milhões de euros

São 13 os pólos de inovação digital candidatos a receber o financiamento da componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estas candidaturas inserem-se no âmbito da Rede Europeia de ‘Digital Innovation Hubs’ (DIH) e visam reforçar a digitalização de 4977 empresas e recuperar o atraso face ao processo de transição digital até 2025. O financiamento para estes projetos é de 68 milhões de euros.

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação selecionou 13 dos 17 polos de inovação digital candidatos para receber financiamento da componente 16 do PRR no âmbito do processo de reconhecimento nacional e de acesso à Rede Europeia de ‘Digital Innovation Hubs’ (DIH). As restantes quatro candidaturas aguardam ainda o resultado do segundo aviso europeu. A rede nacional estará interligada com a rede europeia, a criar pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

Digitalizar as PME até 2025
Com o apoio dos DIHs, as PME terão a possibilidade de aceder a competências digitais avançadas, obter formação especializada, aconselhamento e apoio para acesso a financiamento necessário à sua transição digital, bem como colaborar com outras PME, empresas de maior dimensão e entidades do sistema de investigação e inovação.

Os Digital Innovation Hubs (DIHs) | Polos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.

Cooperação e inovação
Os Digital Innovation Hubs (DIHs) | Pólos de Inovação Digital funcionam assim como uma one-stop-shop, ao mesmo tempo que atuam como uma porta de entrada e fortalecimento do ecossistema de inovação, uma vez que resultam de cooperação entre vários parceiros com competências e atuações complementares a nível nacional e regional.

Sobre o PRR
O montante total do PRR (16,644 milhões de euros), gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, está dividido pelas suas três dimensões estruturantes — resiliência (11, 125 milhões de euros), transição climática (3059 milhões de euros) e transição digital (2460 milhões de euros). Da dotação total, cerca de 13,9 milhões de euros correspondem a subvenções e 2700 milhões de euros a empréstimos. Este plano, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico. Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Partilhar

2023-02-09T09:29:35+00:00
Go to Top