PRR prevê 25ME para creches

PRR prevê 25 milhões de euros para investimento nas creches

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, anunciou um investimento global de 45 milhões de euros, dos quais 25 milhões de euros são oriundos do Plano de Recuperação e Resiliência, em 60 creches, com o objetivo de dar resposta às necessidades de 3300 crianças. O anúncio deste apoio foi realizado aquando da visita à creche da Associação Luís Pereira Motta, em Loures, uma das primeiras creches objeto de investimento.

Alargar a capacidade de resposta e apoiar as famílias
Este apoio apresenta como objetivo o de incrementar a capacidade de resposta das creches às necessidades evidenciadas pela sociedade, funcionando como uma medida de apoio às famílias. O presente apoio também é fundamental no que respeita à promoção da inclusão e do combate à pobreza infantil, garantindo um acesso igualitário das crianças às creches independentemente de onde vivam ou das características socioeconómicas.

Diferentes tipologias de projetos
De salientar que este apoio alberga três tipologias distintas de projetos: reconversão, construção e ampliação de espaços previamente existentes. Os projetos encontram-se divididos de norte a sul do País, sendo o principal critério para a sua aprovação a taxa de cobertura.

Creches com sistema de gratuitidade
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, salientou que o Governo tem como objetivos o de criar uma rede de creches com sistema de gratuitidade instituído, a qual deve chegar a todas as crianças que fazem parte da rede de cooperação implementada em todo o País independentemente do escalão de rendimento dos pais. Outro objetivo do Governo relativamente às creches prende-se com a criação de mais de 10 mil vagas até 2024.

Ana Mendes Godinho, considera que esta medida é histórica para o País, pois irá permitir que todas as crianças, mesmo aquelas com menores possibilidades financeiras tenham acesso a educação infantil, um elemento importante para o desenvolvimento da criança.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-06-20T10:56:56+00:00
Go to Top