Quer encontrar novas oportunidades de negócio? Descubra como fazê-lo em tempos difíceis

A pandemia e o contexto socioeconómico com que o mundo se depara atualmente contribuiu não só para que o mercado empresarial se retraísse, como também, dificultou a procura por novas oportunidades de negócio. Mesmo as maiores e mais bem-sucedidas empresas estão a ser testadas devido às mudanças nos mercados de capitais, taxas de juros, geopolítica e inflação. Contudo, estes tempos também podem funcionar como boas oportunidades para os empreendedores.

Ao longo deste artigo iremos conhecer algumas dicas que irão contribuir para que um empreendedor consiga encontrar as melhores oportunidades de negócio em tempos difíceis.

Encontre clareza
O mercado empresarial atual é fortemente demarcado por características incertas, sendo fundamental utilizar a clareza aquando da tomada de decisões. Durante tempos difíceis, mais precisamente quando os recursos produtivos são escassos, é preponderante priorizar as coisas mais importantes e manter o foco do grupo de trabalho na missão e nas metas de longo prazo da empresa. Alguns elementos que devem ser analisados com clareza são: a necessidade de contratar outro colaborador, quando a equipa pode ser organizada de uma forma diferente de modo a manter os mesmos níveis de produtividade; os gastos elevados com fornecedores que prestam serviços que podiam ser obtidos internamente; as apostas estratégicas da empresa não estão em concordância com a missão principal da mesma.

Seja habilidoso
O empreendedor deve aceitar o desafio de tentar fazer mais com menos. Quando os recursos produtivos são abundantes é mais fácil movimentar dinheiro, resolver problemas e aproveitar oportunidades. Todavia, quando os recursos do empreendedor são limitados, o mesmo será forçado a encontrar uma forma de cumprir as metas pré-definidas pela empresa, indo ao encontro das expectativas dos clientes, maximizando os recursos que tem disponíveis.

Aposte na criatividade e em produtivos alternativos
Os desafios inerentes ao mercado empresarial atual fazem com que seja fundamental para os empreendedores apostarem na criatividade e na criação de produtos alternativos. O conceito de criatividade consiste em encontrar metodologias ou objetos, com o desígnio de executar tarefas de uma forma diferente da habitual de modo a satisfazer as necessidades evidenciadas pelos demais. A criatividade permite concretizar as demandas da sociedade de uma forma mais rápida, fácil, eficiente e económica, sendo deste modo uma característica importante para ter sucesso no mercado empresarial em tempos difíceis.

Acelere a digitalização dos seus processos produtivos
Atualmente, a sociedade vive numa era marcada pela ascensão das novas tecnologias, assim como pelo surgimento continuo de novas oportunidades nesta área. A pandemia obrigou muitas empresas a acelerarem a digitalização dos seus processos produtivos, todavia ainda existem organizações empresariais muito reticentes a efetuar esta transição. A digitalização dos processos produtivos contribui não só para o desenvolvimento e incremento da capacidade negocial da empresa, como também, propicia a ascensão de novas oportunidades de negócio.

Analise o mercado e tire conclusões
O empreendedor deve realizar uma análise concreta e fundamentada ao mercado empresarial de modo a perceber quais os elementos que deve ter em consideração e o que deve implementar na sua empresa. Uma melhor compreensão destes aspetos irá contribuir para que o empreendedor possa alterar o seu modelo de negócios em concordância com as exigências do mercado empresarial.

Capacidade de reflexão
Perante tempos difíceis, como aqueles com que a sociedade se depara atualmente, é fácil apenas vermos o que se passa à nossa frente e de nos perdermos em problemas sem solução. Durante estes tempos, é expectável que um empreendedor assuma o controlo e seja uma presença calma e estável na empresa, transmitindo confiança para os demais colaboradores. Contudo, nos tempos de crise, é importante pararmos e pensarmos antes de agir. A ação tendo por base o impulso contribui para que na maioria das vezes sejam esquecidos pormenores importantes, os quais podem fazer toda a diferença na resolução de uma situação mais problemática.

Encontrar oportunidades de negócio em tempos difíceis
A conjuntura mundial atual, apresentou um novo conjunto de dificuldades aos empreendedores, os quais foram forçados a adaptar os seus modelos de negócios ao período que se estava a viver. No decurso deste processo existiu um elemento que foi esquecido: a procura de novas oportunidades de negócio. Os empreendedores estavam tão focados em encontrar soluções para o seu modelo de negócio que se esqueceram de continuar a promover o seu desenvolvimento.

O mundo dos negócios é constituído essencialmente por momentos de altos e baixos, sendo que é nos baixos que se observa a resiliência e capacidade de superação não só da empresa, como também, do empreendedor. É nos momentos mais difíceis que os empreendedores constroem o seu caráter e a sua posição no mundo dos negócios, já que se estes forem geridos de uma forma positiva, podem resultar em grandes avanços para a empresa.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-06-09T15:48:11+00:00
Go to Top