Retenção de talentos nas empresas

Retenção de talento: o alicerce do futuro de uma empresa

Uma empresa pode apresentar uma liderança reforçada, uma oferta inovadora ou mesmo um orçamento completo, o qual permite a criação de uma estratégia sem quaisquer constrangimentos financeiros. Contudo, estes elementos não garantem o sucesso da empresa. De modo a garantir o sucesso de uma empresa num mercado cada vez mais competitivo e exigente, é necessário proceder à constituição de uma força de trabalho competente e motivada. A retenção de talento constitui um dos principais desafios das empresas atualmente.

Ao longo deste artigo iremos conhecer o que significa para uma empresa reter talento e as suas vantagens no seu processo produtivo, bem como algumas estratégias às quais os líderes devem prestar atenção de modo a incrementarem a capacidade de retenção de talento nas suas empresas.

A retenção de talento e o futuro de uma empresa
A retenção de talento numa empresa apresenta-se como uma estratégia de gestão de pessoas, a qual é utilizada como metodologia para criar planos de ação, promover a melhoria do ambiente de trabalho, assim como oferecer benefícios com o objetivo de reter os melhores talentos na organização.
Conseguir captar profissionais altamente qualificados também passa por investir na continuação da formação, dando-lhes ferramentas para que possam evoluir dentro da estrutura da empresa e, consequentemente, obter bons resultados e fazer a empresa crescer consigo. A valorização destes colaboradores é, por isso, fundamental para que estes se sintam acolhidos e envolvidos na cultura e missão da empresa. Os colaboradores que se sentem valorizados tendem a apresentar melhores níveis de produtividade e o seu trabalho ostenta maior qualidade.

Este elemento é de extrema importância para o futuro de uma empresa, na medida em que, permite não só que esta se mantenha competitiva num mercado empresarial em mudança constante, como também, auxilia na renovação do talento da empresa.

Vantagens da retenção de talentos numa empresa
Além de uma melhoria da qualidade produtiva, a capacidade de retenção de talentos numa empresa ostenta as seguintes vantagens:

- Ajuda a construir um ambiente de trabalho mais apelativo;
- Concede uma maior fluidez ao processo de tomada de decisão;
- Garante que a empresa não perde capacidade intelectual;
- Permite uma redução de custos na empresa.

Passar uma imagem positiva da empresa
Com o desígnio de atraírem mais talentos, as empresas devem conseguir transmitir uma imagem positiva da sua organização, de modo a tornarem-se atrativas para os colaboradores que pretendem conquistar. Deste modo, é fundamental que a empresa consolide a sua marca e a forma como esta é transmitida no mercado.

Confirmar as mais-valias de uma empresa
De modo a incrementar a sua capacidade de retenção de talento, uma empresa deve demonstrar os elementos que tem a oferecer, com a finalidade de despertar interesse nos trabalhadores com talento para que estes ingressem ou se mantenham numa determinada posição.

Apresentar um bom ambiente de trabalho
Com o objetivo de se tornar mais atrativa para os elementos exteriores, uma empresa deve proceder ao desenvolvimento e consequente implementação de ferramentas de gestão, as quais propiciem a criação de condições apelativas de trabalho, assim como, de um bom ambiente organizacional.

Oferecer formação contínua e capacidade de desafiar os talentos
Um dos elementos que mais contribui para a retenção de talento é a oferta de formação contínua por parte da organização empresarial. Com as constantes mudanças na sociedade e no mercado empresarial, o colaborador quer ter a oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências de uma forma contínua. Outro elemento que propicia a retenção de talento é o desafio das empresas aos talentos, quer seja através da atribuição de novas funções, quer da evolução de funções pré-existentes.

Remunerar de uma forma justa e reconhecer o valor dos colaboradores
Todos os colaboradores que se empenham e demonstram talento, devem ver o seu trabalho recompensado de uma forma justa e igualitária, tendo em conta as capacidades evidenciadas pelos mesmos. Além disto, as empresas devem reconhecer o empenho e trabalho dos colaboradores, de modo a que estes se sintam valorizados e motivados.

Promover uma comunicação próxima entre os elementos envolvidos no processo produtivo e implementar políticas de mentoring e coaching
Os colaboradores com talento devem compreender quais são as expectativas dos líderes da empresa relativamente ao seu trabalho e funções desempenhadas, para que percebam quais são os parâmetros que serão objeto de avaliação. O mentoring e o coaching constituem atualmente dois elementos importantes para proporcionar ao talento um processo de desenvolvimento continuo e sustentado. A implementação de políticas relacionadas com estes segmentos propicia também uma melhoria da imagem da empresa dando a entender que esta se preocupa com o desenvolvimento e bem-estar dos seus colaboradores, fornecendo-lhes ferramentas que permitem incrementar estes campos das suas vidas.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-06-21T09:31:04+00:00
Go to Top