Startups: de que forma estão a revolucionar o mundo empresarial
Com a evolução da sociedade e o surgimento constante de novas tecnologias assistimos ao surgimento de uma nova tipologia de organizações empresariais, denominadas de startups. Uma grande parcela destas novas empresas está vocacionada para a área tecnológica, contudo já é possível notar a sua presença em várias áreas de negócios. As startups enfrentam um conjunto de obstáculos diversificados, uma vez que se situam num campo de negócios incerto e arriscado, exigindo um grande espírito de trabalho e compromisso aos seus intervenientes.
Ao longo deste artigo iremos conhecer em pormenor o conceito de startups, assim como as suas caraterísticas e a forma como estão a revolucionar o mercado empresarial.
O que são as Startups?
O conceito de startup define-se como uma organização construída com o desígnio de encontrar um modelo de negócios repetível e escalável. Ou seja, uma startup é uma empresa na qual um único produto pode ser vendido a todos os clientes, sendo possível ter um grande número de clientes sem alterar os custos inerentes à operação.
Uma startup necessita de realizar uma inovação constante sob pena de ser considerada como uma entidade empresarial de modelo tradicional.
Tendo como base a tipologia de negócio, é possível evidenciar três categorias de startups:
- B2B (Business to Business): esta tipologia de startup estabelece uma relação direta com outras empresas, ou seja, o tipo de serviço que oferece destina-se somente a organizações empresariais;
- B2C (Business to Consumer): este segmento de startups carateriza-se pelo fornecimento de um serviço direcionado para o consumidor final;
- B2B2C (Business to Business to Consumer): esta categoria de startup tem lugar quando uma empresa negoceia com outra com o objetivo de obter uma venda para o consumidor final.
Caraterísticas distintivas das startups
Algumas das caraterísticas que distinguem as startups de outras organizações empresariais de modelo tradicional são:
- Inovação;
- Redução dos processos burocráticos;
- Capacidade de crescimento;
- Custos baixos;
- Planeamento e pesquisa.
As Startups e o mercado empresarial
As startups, devido ao seu carater tecnológico e evolutivo, contribuíram para a renovação e consequente desenvolvimento do mercado empresarial. Com a ascensão das startups assistimos não só a um incremento de modelos empresariais previamente existentes, como também, a mudanças generalizadas nos paradigmas de comercialização e de relação com o cliente.
As Startups e o empreendedorismo
Um conceito que está intimamente relacionado com a ascensão das startups, é o de empreendedorismo. Tradicionalmente, um empreendedor pretende conquistar o controlo do seu destino profissional, obtendo autonomia relativamente ao trabalho a realizar, a área de negócio a explorar, e aos horários a cumprir, tirando a máxima gratificação e valorização pessoal da sua profissão. Uma startup permite almejar todos estes objetivos, contudo exige uma grande capacidade de dedicação, principalmente aquando do seu início, devido à incerteza de como decorrerá o seu desenvolvimento e crescimento, ou mesmo se este irá acontecer.
Este novo paradigma de organização empresarial representa uma evolução no âmbito da gestão de empresas, distanciando-se do modelo tradicional e encontrando-se mais adaptado ao desenvolvimento da sociedade e das novas tecnologias. Todavia, as startups obrigam a uma dedicação total por parte dos empreendedores, uma vez que o sucesso futuro destas depende em grande medida desse facto.
Patrícia Neves