Tendências de mercado 2024: O que está a mudar no mundo dos negócios
O setor empresarial está a atravessar um momento de viragem na estrutura das organizações. O avanço cada vez mais rápido do digital está a obrigar as empresas a alterarem o seu mindset e a operar mudanças nos seus modelos de negócio. Fique a saber quais as tendências empresariais, em que setores deve investir e que mudanças o ano de 2024 vai trazer para a sua empresa.
Tendências de mercado 2024: O que está a mudar no mundo dos negócios
O setor empresarial está a atravessar um momento de viragem na estrutura das organizações. O avanço cada vez mais rápido do digital está a obrigar as empresas a alterarem o seu mindset e a operar mudanças nos seus modelos de negócio. Fique a saber quais as tendências empresariais, em que setores deve investir e que mudanças o ano de 2024 vai trazer para a sua empresa.
Globalização
Com a crescente globalização, os mercados tornaram-se mais competitivos e exigentes. As empresas devem estar preparadas para os desafios constantes impostos pela globalização e apostar em estratégias de expansão do seu negócio como o e-commerce.
Trabalho remoto
O teletrabalho veio para ficar e as empresas devem adaptar-se a esta nova realidade. Criar condições de trabalho em regime híbrido ou remoto será essencial para as empresas que querem continuar a crescer, oferecendo aos seus colaboradores ferramentas que possam gerar uma maior conectividade, produtividade e uma cultura empresarial mais forte.
Saúde e Bem Estar
A crise climática e a pandemia trazem novos desafios para a sociedade e a saúde é uma das principais preocupações desta década. Invista em setores relacionados e crie programas de bem-estar no local de trabalho, zelando pela saúde dos seus colaboradores: ofereça seguros de saúde para colaboradores, day off no dia de aniversário, horário reduzido à sexta-feira, entre outras medidas que proporcionem hábitos de trabalho saudáveis e salvaguarde a saúde mental dos seus funcionários.
Upskilling e Reskilling:
Formação contínua e retenção de talentos
Outra das tendências é a aposta na formação contínua dos colaboradores numa lógica de valorização e retenção de talentos pelas organizações. Face à emergência constante de novas tecnologias e processos, é essencial um acompanhamento atualizado por parte das empresas de forma a tornarem-se mais competitivas e inovadoras.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa (CSR) são critérios quase obrigatórios para as empresas que querem destacar-se nos mercados atuais. Apostar na sustentabilidade e responsabilidade social continuará a ser uma tendência na gestão empresarial já que a sustentabilidade ambiental, social e governativa são objetivos definidos pela ONU para os Estados Membros da UE até 2030.
Transformação Digital
A transformação digital continua a ser uma tendência dominante. A incorporação de tecnologias emergentes nos processos de negócios não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para impulsionar o sucesso da sua empresa num ambiente empresarial dinâmico e competitivo.
Inovação tecnológica
Tecnologias como inteligência artificial, análise de dados, IoT e machine learning tornaram-se ferramentas essenciais na eficiência, inovação e competitividade dos negócios. Ao abraçar estas tecnologias emergentes a sua empresa pode descobrir novas oportunidades de negócio, otimizar operações e alcançar objetivos estratégicos de forma mais eficiente. Considere a implementação de chatbots, assistentes virtuais e outras soluções baseadas em IA para melhorar a interação com clientes e funcionários.
E-Commerce
O mercado do e-commerce disparou com a pandemia e continua em crescimento. Uma loja online própria pode ser uma excelente base para as empresas projetarem o seu posicionamento e captar leads a longo prazo. O lançamento no mercado de e-commerce é uma decisão estratégica importante, pois permite alcançar um público mais amplo e oferecer produtos de forma mais acessível. Criar uma plataforma de e-commerce eficaz, que seja fácil de usar e atraente para os clientes é essencial.
Cibersegurança
A entrada das empresas nos mercados digitais trouxe mais perigos para as organizações que estão mais vulneráveis a ameaças cibernéticas e a perda de dados. É importante atualizar-se sobre protocolos de segurança para manter os seus dados a salvo com as melhores práticas de segurança. A implementação de medidas para proteger o seu website contra ataques de malware e hackers, fazer backups regulares, incluindo dados de clientes e informações de pedidos, é fundamental para salvaguardar informações importantes.
Andreia Arenga
31.01.2024
Globalização
Com a crescente globalização, os mercados tornaram-se mais competitivos e exigentes. As empresas devem estar preparadas para os desafios constantes impostos pela globalização e apostar em estratégias de expansão do seu negócio como o e-commerce.
Trabalho remoto
O teletrabalho veio para ficar e as empresas devem adaptar-se a esta nova realidade. Criar condições de trabalho em regime híbrido ou remoto será essencial para as empresas que querem continuar a crescer, oferecendo aos seus colaboradores ferramentas que possam gerar uma maior conectividade, produtividade e uma cultura empresarial mais forte.
Saúde e Bem Estar
A crise climática e a pandemia trazem novos desafios para a sociedade e a saúde é uma das principais preocupações desta década. Invista em setores relacionados e crie programas de bem-estar no local de trabalho, zelando pela saúde dos seus colaboradores: ofereça seguros de saúde para colaboradores, day off no dia de aniversário, horário reduzido à sexta-feira, entre outras medidas que proporcionem hábitos de trabalho saudáveis e salvaguarde a saúde mental dos seus funcionários.
Upskilling e Reskilling:
Formação contínua e retenção de talentos
Outra das tendências é a aposta na formação contínua dos colaboradores numa lógica de valorização e retenção de talentos pelas organizações. Face à emergência constante de novas tecnologias e processos, é essencial um acompanhamento atualizado por parte das empresas de forma a tornarem-se mais competitivas e inovadoras.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa (CSR) são critérios quase obrigatórios para as empresas que querem destacar-se nos mercados atuais. Apostar na sustentabilidade e responsabilidade social continuará a ser uma tendência na gestão empresarial já que a sustentabilidade ambiental, social e governativa são objetivos definidos pela ONU para os Estados Membros da UE até 2030.
Transformação Digital
A transformação digital continua a ser uma tendência dominante. A incorporação de tecnologias emergentes nos processos de negócios não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para impulsionar o sucesso da sua empresa num ambiente empresarial dinâmico e competitivo.
Inovação tecnológica
Tecnologias como inteligência artificial, análise de dados, IoT e machine learning tornaram-se ferramentas essenciais na eficiência, inovação e competitividade dos negócios. Ao abraçar estas tecnologias emergentes a sua empresa pode descobrir novas oportunidades de negócio, otimizar operações e alcançar objetivos estratégicos de forma mais eficiente. Considere a implementação de chatbots, assistentes virtuais e outras soluções baseadas em IA para melhorar a interação com clientes e funcionários.
E-Commerce
O mercado do e-commerce disparou com a pandemia e continua em crescimento. Uma loja online própria pode ser uma excelente base para as empresas projetarem o seu posicionamento e captar leads a longo prazo. O lançamento no mercado de e-commerce é uma decisão estratégica importante, pois permite alcançar um público mais amplo e oferecer produtos de forma mais acessível. Criar uma plataforma de e-commerce eficaz, que seja fácil de usar e atraente para os clientes é essencial.
Cibersegurança
A entrada das empresas nos mercados digitais trouxe mais perigos para as organizações que estão mais vulneráveis a ameaças cibernéticas e a perda de dados. É importante atualizar-se sobre protocolos de segurança para manter os seus dados a salvo com as melhores práticas de segurança. A implementação de medidas para proteger o seu website contra ataques de malware e hackers, fazer backups regulares, incluindo dados de clientes e informações de pedidos, é fundamental para salvaguardar informações importantes.
Andreia Arenga
31.01.2024