Design: uma componente de importância estratégica para as empresas
O desenvolvimento e consequente prospeção futura de um negócio ou empresa, depende de um conjunto diversificado de fatores, como é o caso das estratégias de comunicação adotadas. O surgimento constante de novas tecnologias, bem como, o desenvolvimento de técnicas previamente existentes, propiciou a ascensão de novas estratégias de comunicação, como é o caso do design. O design representa uma ferramenta cuja preponderância tem vindo a aumentar exponencialmente no âmbito da gestão de empresas, em concordância com o seu próprio desenvolvimento, através da inclusão de novas metodologias e conceitos. Apesar de a aposta das empresas nesta metodologia de comunicação ainda ser deficitária, alguns gestores começam a compreender os benefícios inerentes a esta para a sustentabilidade das suas organizações empresariais.
O que é o Design?
O conceito de design define-se como a melhoria dos aspetos funcionais e visuais de um determinado produto, com o desígnio de respeitar as demandas evidenciadas pelos consumidores, melhorando o conforto, a segurança e os gostos destes. O design representa uma forma de valorizar os produtos industrializados, contribuindo para a conquista de novos mercados, culminando num aumento do volume de negócios.
As entidades empresariais têm utilizado o design como um instrumento que propicia a introdução de elementos diversificados nos seus produtos, funcionando como um constituinte de destaque no mercado no qual se encontram inseridas.
Na esfera da gestão de empresas é fundamental compreender o design como um aspeto importante na estratégia de marketing, uma vez que, da seleção dos mercados de exportação até à escolha dos materiais, da gestão de recursos humanos ao produto e aos processos produtivos, tudo faz parte da ação do design.
O design pode atuar em várias áreas do processo produtivo, como por exemplo, o produto, a comunicação e o ambiente.
Design de Produto
Esta tipologia de design centra a sua área de atividade na criação de objetos e produtos para os consumidores, tendo como base o conhecimento da psicologia dos mesmos. Algumas das etapas do processo de design do produto são as seguintes:
- Styling: nesta etapa ocorre a conceção de um produto atrativo para o consumidor com o objetivo de aumentar o seu volume de venda;
- Funcionalidade: após a conceção do produto, deve-se proceder à adequação das formas dos objetos e dos produtos a uma determinada função;
- Originalidade: um produto atrativo para o consumidor tem obrigatoriamente de se diferenciar dos demais pela sua singularidade;
- Ergonomia: este elemento do processo de design do produto pretende tornar os objetos compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos consumidores;
- Identidade: esta etapa engloba a criação de condições para que os clientes se identifiquem com os produtos, de modo a torná-los objetos ambicionáveis.
Design de Comunicação
O design de comunicação consiste num processo criativo, o qual atua essencialmente na construção de mensagens, adotando uma identidade visual e corporativa única e exclusiva, englobando o design gráfico, o design digital, bem como, todo o material promocional e de divulgação da empresa.
A sua importância é fundamental no âmbito da gestão de empresas, na medida em que, o aspeto visual constitui a primeira impressão que o nosso cérebro retém. Tendo como base a conjuntura atual na qual muitas empresas oferecem produtos similares, torna-se preponderante ter um fator diferenciador que se destaque e que chame a atenção para o seu produto.
Deste modo, torna-se necessário compreender a génese da empresa e traduzi-la em imagens, cores, desenhos, com interligação entre eles por forma a que, durante a sua visualização, possa existir uma conexão imediata com a organização. Elementos como o logótipo e demais ferramentas gráficas representam a identidade visual da empresa.
Design do Ambiente
Esta tipologia de design foca-se essencialmente na melhoria do ambiente da empresa, procurando analisar elementos como o layout do posto de trabalho, nomeadamente a disposição das máquinas e equipamentos, tentando compreender se esta é adequada ou se pode ser alterada com o desígnio de aumentar os níveis de produtividade. O design do ambiente engloba também a análise do local onde irá estar o produto, visando a obtenção de um lugar de maior destaque, aumento assim o potencial de venda deste.
Vantagens da implementação de uma estratégia de design numa empresa
O design funciona essencialmente como um elemento que permite acrescentar valor e em simultâneo construir uma identidade visual dos produtos e serviços da própria empresa, estando intimamente relacionado com a imagem da empresa no mercado. Algumas das vantagens inerentes à implementação de uma estratégia de design numa empresa são as seguintes:
• Funciona como um elemento de diferenciação e inovação dos produtos e serviços no mercado no qual se encontram inseridos;
• Caso a sua implementação decorra de forma positiva, uma estratégia de design pode conduzir ao aperfeiçoamento da produção, bem como, à redução de custos decorrentes desta;
• Permite ampliar o portefólio da empresa, através da criação de novos produtos adequados às demandas não só do mercado, como também, dos consumidores;
• Pode acrescentar valor às marcas de produtos e serviços, muito por força do destaque que confere a estes;
• Propicia a criação de novas oportunidades para conquistar consumidores;
• Pode permitir à empresa adotar uma nova forma de enfrentar os problemas, direcionando todos os esforços na colaboração entre consumidores, assim como, na experimentação de novas soluções;
• Proporciona não só um aumento da competitividade da empresa no mercado no qual esta se encontra inserida, como também aumenta a sua resiliência perante momentos de crise e obstáculos inerentes ao processo produtivo.
A implementação de uma estratégia de design numa empresa funciona essencialmente como um investimento desta na sua capacidade de inovação produtiva, representando um elemento de primazia perante os demais concorrentes no mercado.
Patrícia Neves