Governo Regional anuncia que as candidaturas do PRR para empresas dos Açores irão “começar do zero”
O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, garantiu ao governo regional que as candidaturas aos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência irão recomeçar do zero sem riscos de perda de financiamento para o arquipélago.
O Plano de Recuperação e Resiliência integra um montante de cerca de 117 milhões de euros passíveis de candidatura por parte de entidades empresariais do arquipélago dos Açores.
O Presidente do governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, indicou que com o objetivo de acabar com as suspeitas sobre o Governo dos Açores e sobre as empresas da região que se candidataram aos apoios lançados pela República em julho, as entidades empresariais irão deixar cair as propostas, tendo em vista o reinício do processo, com a garantia do ministro do Planeamento, de que a região não irá perder nenhuma percentagem do financiamento.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do governo regional dos Açores demonstrou ainda disponibilidade para dar continuidade à comissão de inquérito relativamente à gestão dos recursos de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Esta polémica relativamente à gestão dos recursos financeiros teve origem em declarações do PS/ Açores, acusando o governo regional de esconder o acesso a estes fundos comunitários ao não abrir candidaturas, nem criar critérios de seleção para os mesmos, preferindo distribuir “às escondidas” os apoios por um número reduzido de organizações empresariais.
Patrícia Neves