Ilha Terceira, a ilha festiva dos Açores

A ilha Terceira integra o Grupo Central do arquipélago dos Açores, constituindo um dos principais pontos de entrada no mesmo. Nos seus primórdios, esta ilha era denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras, sendo considerada como o centro administrativo das Ilhas Terceiras, a designação dada ao arquipélago dos Açores. Relativamente à divisão administrativa, a Ilha Terceira encontra-se dividida em dois concelhos (Angra do Heroísmo e Praia da Vitória) e trinta freguesias. Um elemento que demarca a unicidade da Ilha Terceira consiste no contraste entre a beleza natural oriunda das características vulcânicas e o trabalho realizado pelo homem.

Geografia

A Ilha Terceira apresenta em termos de dimensões, 29 quilómetros de comprimento e 18 quilómetros de largura, o que perfaz uma área de cerca de 402,2 quilómetros quadrados, constituindo a segunda ilha mais habitada do arquipélago dos Açores. O seu ponto mais alto encontra-se a 1021 metros acima do nível do mar, localizando-se na serra de Santa Bárbara.

Geologicamente, a ilha Terceira é atravessada pelo rifte da Terceira, o qual consiste numa estrutura geológica relacionada com a junção tripla entre as placas tectónicas euroasiática, africana e americana.

As caraterísticas morfológicas ostentadas pela Ilha Terceira fazem com que esta apresente paisagens variadas e de uma beleza única, as quais se repartem entre planícies como a da Achada, e serras como a de Santa Bárbara.

História

Como já foi referido anteriormente, nos seus primórdios, o arquipélago dos Açores era designado como Ilhas Terceiras, tendo esta designação origem no facto de este ter sido o terceiro arquipélago a ser descoberto no Atlântico. Em concordância com a ordem cronológica de descoberta o arquipélago das Canárias era designado de Ilhas Primeiras e o arquipélago da Madeira por Ilhas Segundas.

No decurso da sua história, a Ilha Terceira desempenhou um papel fulcral na formação e manutenção do Império Português, muito por força da sua localização geoestratégica no Atlântico Norte.

Património

A beleza da paisagem da ilha Terceira, representa um dos principais focos de atração de turistas, contudo podemos destacar um conjunto de locais de obrigatórios aquando da visita à segunda ilha mais populosa do arquipélago dos Açores.

• Miradouro da Serra do Cume: neste local é possível observar a baía da Praia da Vitória, bem como, a planície interior da ilha, dividida por muros de pedra vulcânica comummente conhecida por “manta de retalhos”;
• Forte de São Sebastião: o forte também conhecido por Castelinho, foi construído no séc. XVI e representava um novo conceito de proteção costeira. Foi importante na defesa do Porto Pipas, na altura o embarcadouro do comércio internacional marítimo;
• Tesouro da Sé: no Museu de Arte Sacra encontram-se diversas peças de cariz religioso;
• Museu do Vinho: este local museológico mostra-nos a história do vinho na região e na ilha, e a importância da casta Verdelha ao longo dos séculos, albergando também uma sala dedicada à Etnografia da região, contendo os muitos instrumentos e objetos utilizados ao longo dos tempos. Este museu alberga também a Adega do Vinho Verdelho, a Destilaria, a Sala de provas, a Sala de engarrafamento e a sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos;
• Obelisco do Alto da Memória: este monumento foi construído com as pedras do antigo castelo dos Moinhos, tendo sido erguido em 1856, em homenagem à passagem de D. Pedro IV pela ilha, no período da Guerra Civil Portuguesa. A primeira pedra para a sua construção foi uma das que o imperador havia pisado quando desembarcou em 1832. Deste local é também possível obter uma excelente vista panorâmica sobre Angra do Heroísmo;
• Monte Brasil: constituí um vulcão extinto com 3 quilómetros quadrados rodeado pelos 4 quilómetros de muralhas da Fortaleza São João Baptista, a mais antiga fortaleza ocupada de forma contínua por tropas portuguesas;
• Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara: o Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara pretende ser o ponto de partida para a compreensão do património natural do Parque Natural da Terceira. Neste local os visitantes poderão conhecer o processo de formação e evolução geomorfológica da ilha, bem como, a sua relação com as áreas de elevado interesse em termos de bio e de geodiversidade existente. Terão ainda oportunidade de conhecer o passado para compreender a influência da interação do Homem com o meio, com realce para a utilização ao longo dos séculos das áreas que integram atualmente o Parque.

Economia

A economia da Ilha Terceira assenta essencialmente no setor primário, nomeadamente na agropecuária e nas indústrias relacionadas com a transformação de lacticínios.

A ilha conta ainda com dois importantes portos, os quais se situam nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória. Nesta última situa-se o aeroporto internacional e a Base Aérea das Lajes.

A Ilha Terceira é comummente conhecida como a ilha festiva, derivado das diferentes festividades que aí ocorrem, as quais são sempre vividas com intensidade, como é o caso das Festas do Divino Espírito Santo.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-11-25T13:45:12+00:00
Go to Top