Apoios à descarbonização da indústria no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência serão apresentados esta sexta-feira

O Governo informou que os apoios com vista à descarbonização da indústria no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência serão apresentados esta sexta-feira, dia 10 de dezembro. De salientar que estes apoios ostentam uma dotação total de 715 milhões de euros e a sua utilização contará com a liderança do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação.

Em comunicado, o Ministério da Economia e da Transição Digital refere que estes apoios apresentam como desígnio primordial o de promover e apoiar financeiramente a iniciativa da indústria nacional, para uma atuação em várias dimensões no plano ambiental. Esta componente do Plano de Recuperação e Resiliência pretende fornecer instrumentos que permitam alcançar um ecossistema empresarial neutro em carbono.

Os apoios à descarbonização da indústria encontram-se vocacionados para o desenvolvimento de projetos em quatro vertentes fundamentais: processos e tecnologias de baixo carbono na indústria; adoção de medidas de eficiência energética na indústria; incorporação de energia oriunda de fonte renovável e consequente armazenamento dessa energia; e, por fim, o apoio à capacitação das empresas e a elaboração de instrumentos de informação.

A sessão desta sexta-feira, com o tema “Descarbonização- Propostas para a Economia Verde”, integrará a apresentação de novos avisos, assim como, a participação de elementos de associações empresariais dos setores que se deparam com problemas e desafios relacionados com a neutralidade carbónica.

O encontro terá lugar na Sala Multiusos do Museu da Vista Alegre, em Ílhavo e contará com a participação de elementos do Governo, nomeadamente do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves. De salientar que este encontro terá transmissão online.

O Plano de Recuperação e Resiliência Português será financiado pelos fundos europeus resultantes do principal instrumento extraordinário de resposta da União Europeia à pandemia, o Next Generation EU.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-12-09T15:03:02+00:00
Go to Top