Cultura organizacional: o elemento fundamental para o funcionamento positivo de uma empresa

Apesar das mudanças ocorridas nalgumas estruturas empresariais com a emergência do trabalho remoto no pós-pandemia, a cultura da empresa continua a ser um conceito vital para muitas organizações. O termo "cultura organizacional" está presente no quotidiano de muitas empresas, representando um elemento fundamental para a criação de uma cultura e objetivos comuns proporcionando ao mesmo tempo o bem-estar dos colaboradores e uma ligação forte destes com a empresa que representam. Ao longo deste artigo, iremos não só definir o conceito de cultura organizacional, como também apresentar algumas diretrizes que permitem a criação de uma cultura organizacional forte.

No âmbito empresarial, quando discutimos determinado assunto é comum ouvirmos “faz parte da cultura da empresa”, contudo, ainda existem muitas dúvidas relativamente ao significado do termo “cultura organizacional”.

Cultura organizacional: o que é?
O termo cultura organizacional define-se como um conjunto de conceitos desenvolvidos por um grupo, os quais irão guiar o comportamento e mentalidade dos membros de uma organização empresarial. Os conceitos integrantes do termo cultura organizacional relacionam-se essencialmente com os valores, as crenças, o modo de pensar, as políticas, as práticas, a maneira de vestir e os conhecimentos, sendo estes transmitidos e compartilhados por todos os membros de uma empresa. Os líderes de uma empresa são os responsáveis pela criação da cultura organizacional, bem como, pela sua posterior comunicação, de forma clara a todos os membros da empresa.

Como criar uma cultura organizacional forte?
Um dos elementos que garante o sucesso de uma empresa prende-se com a criação de uma cultura forte e positiva, a qual mantenha os seus colaboradores motivados e unidos em prol de uma meta comum. Os colaboradores devem sentir-se parte de algo maior, não tendo apenas objetivos individuais, mas sim objetivos de equipa, de modo a aumentar a coesão do grupo de trabalho, o que irá posteriormente ter repercussões no aumento da produtividade da empresa. Alguns dos segmentos que contribuem para a criação de uma cultura organizacional forte são os seguintes: processo de seleção, integração e comunicação; clareza nos objetivos; desenvolvimento contínuo.

Processo de seleção, integração e comunicação
A implementação de uma cultura organizacional forte e positiva tem início com o processo de seleção, o qual deve ser assertivo, de modo a escolher e identificar as pessoas indicadas para o posto de trabalho em questão. Seguidamente surge o processo de integração e comunicação, no qual se deve comunicar ao novo colaborador o funcionamento do quotidiano da empresa, assim como, os objetivos da empresa e do grupo de trabalho.

Clareza nos objetivos
A clareza nos objetivos constitui um elemento primordial para a implementação de uma cultura organizacional forte, contribuindo para que os colaboradores que fazem parte de uma empresa compreendam as regras e hábitos que regem a cultura desta e consigam posteriormente coloca-las em prática.

Desenvolvimento contínuo
A cultura organizacional de uma empresa deve propiciar a aprendizagem de novos temas, bem como, o desenvolvimento de novas técnicas e conhecimentos por parte dos colaboradores. Além disto, as empresas devem estar recetivas não só a novas ideias, como também à participação de todos os membros do grupo de trabalho.

Patrícia Neves

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2022-04-19T15:14:01+01:00

Cultura organizacional: o elemento fundamental para o funcionamento positivo de uma empresa

Apesar das mudanças ocorridas nalgumas estruturas empresariais com a emergência do trabalho remoto no pós-pandemia, a cultura da empresa continua a ser um conceito vital para muitas organizações. O termo "cultura organizacional" está presente no quotidiano de muitas empresas, representando um elemento fundamental para a criação de uma cultura e objetivos comuns proporcionando ao mesmo tempo o bem-estar dos colaboradores e uma ligação forte destes com a empresa que representam. Ao longo deste artigo, iremos não só definir o conceito de cultura organizacional, como também apresentar algumas diretrizes que permitem a criação de uma cultura organizacional forte.

No âmbito empresarial, quando discutimos determinado assunto é comum ouvirmos “faz parte da cultura da empresa”, contudo, ainda existem muitas dúvidas relativamente ao significado do termo “cultura organizacional”.

Cultura organizacional: o que é?
O termo cultura organizacional define-se como um conjunto de conceitos desenvolvidos por um grupo, os quais irão guiar o comportamento e mentalidade dos membros de uma organização empresarial. Os conceitos integrantes do termo cultura organizacional relacionam-se essencialmente com os valores, as crenças, o modo de pensar, as políticas, as práticas, a maneira de vestir e os conhecimentos, sendo estes transmitidos e compartilhados por todos os membros de uma empresa. Os líderes de uma empresa são os responsáveis pela criação da cultura organizacional, bem como, pela sua posterior comunicação, de forma clara a todos os membros da empresa.

Como criar uma cultura organizacional forte?
Um dos elementos que garante o sucesso de uma empresa prende-se com a criação de uma cultura forte e positiva, a qual mantenha os seus colaboradores motivados e unidos em prol de uma meta comum. Os colaboradores devem sentir-se parte de algo maior, não tendo apenas objetivos individuais, mas sim objetivos de equipa, de modo a aumentar a coesão do grupo de trabalho, o que irá posteriormente ter repercussões no aumento da produtividade da empresa. Alguns dos segmentos que contribuem para a criação de uma cultura organizacional forte são os seguintes: processo de seleção, integração e comunicação; clareza nos objetivos; desenvolvimento contínuo.

Processo de seleção, integração e comunicação
A implementação de uma cultura organizacional forte e positiva tem início com o processo de seleção, o qual deve ser assertivo, de modo a escolher e identificar as pessoas indicadas para o posto de trabalho em questão. Seguidamente surge o processo de integração e comunicação, no qual se deve comunicar ao novo colaborador o funcionamento do quotidiano da empresa, assim como, os objetivos da empresa e do grupo de trabalho.

Clareza nos objetivos
A clareza nos objetivos constitui um elemento primordial para a implementação de uma cultura organizacional forte, contribuindo para que os colaboradores que fazem parte de uma empresa compreendam as regras e hábitos que regem a cultura desta e consigam posteriormente coloca-las em prática.

Desenvolvimento contínuo
A cultura organizacional de uma empresa deve propiciar a aprendizagem de novos temas, bem como, o desenvolvimento de novas técnicas e conhecimentos por parte dos colaboradores. Além disto, as empresas devem estar recetivas não só a novas ideias, como também à participação de todos os membros do grupo de trabalho.

Patrícia Neves

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2022-04-19T14:16:10+01:00
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