Conheça os 5 elementos que garantem o sucesso de uma parceria de negócios
Quando os empreendedores se deparam com a estagnação do crescimento da sua empresa, tendem a procurar problemas na forma de gestão, contudo, a solução está muitas vezes numa parceria de negócios. O estabelecimento de uma parceria de negócios permite o acesso aos clientes, recursos e demais competências do parceiro. Todavia, as parcerias de negócios falham frequentemente, quer por divergências de objetivos, quer por obstáculos de cariz cultural. Ao longo deste artigo iremos apresentar cinco elementos fundamentais que garantem o sucesso de uma parceria de negócios.
1. Encontre um parceiro de negócios que compartilhe a sua cultura e objetivos.
Se pretende estabelecer uma parceria de sucesso, o empreendedor deve procurar um parceiro cujos objetivos e metas sejam complementares aos seus, ou seja, o parceiro deve ter uma visão própria e sustentada não se deixando influenciar por opiniões externas. A existência de divergências relacionadas com questões culturais e de objetivos constituem elementos que condenam uma grande percentagem das parcerias de negócios ao insucesso. Caso o empreendedor não encontre pontos comuns que propiciem o estabelecimento de uma parceria de negócios, não deve avançar para a mesma, optando por continuar à procura de um parceiro de negócios.
2. Identifique a oportunidade de crescimento que deseja alcançar.
Após verificarem uma concordância em termos de objetivos e metas, o empreendedor e o seu parceiro de negócios devem avançar para a identificação de uma oportunidade de crescimento para ambos. Uma parceria de negócios apenas é considerada de sucesso se esta resultar em vantagens para ambos os elementos constituintes da relação de negócios. Caso alguma das partes não veja quaisquer oportunidades de crescimento na parceria de negócios, a mesma não deve avançar sob pena de prejudicar o empreendedor ou o parceiro de negócios.
3. Descubra a melhor forma de dividir as atividades.
Seguidamente à realização dos dois elementos anteriores, os quais consistem no estabelecimento da parceria de negócios e na consequente concordância relativamente à oportunidade de crescimento, o próximo passo consiste no acordo em relação à melhor forma de dividir as atividades-chave inerentes ao processo produtivo. As atividades-chave são as seguintes: design de produto; fabricação; distribuição; vendas e marketing; atendimento ao cliente e gestão financeira.
4. Escolha como irá dividir os investimentos, as receitas e as demais despesas operacionais.
Depois de deliberados todos os elementos relacionados com questões técnicas e de negócios, chega a hora de decidir os assuntos de ordem financeira. O empreendedor, com a ajuda de advogados e analistas financeiros deve chegar a acordo com o parceiro de negócios sobre os investimentos, receitas e despesas operacionais esperadas, bem como, a forma de divisão das mesmas entre ambas as partes da relação de negócios.
5. Acordo sobre a forma de medir o sucesso, assim como, dos elementos de dissolução da parceria de negócios.
Para uma parceria de sucesso, o empreendedor e o parceiro de negócios devem acordar a metodologia ideal para quantificar o sucesso ou insucesso da sua parceria de negócios e também os termos que podem ditar a dissolução dessa parceria. As parcerias de negócios geralmente apresentam uma longevidade temporal reduzida, sendo fundamental precaver todos os elementos que podem ditar a dissolução da mesma, bem como, estabelecer diretrizes que protejam ambos os constituintes da parceria de negócios aquando do térmito desta.
Patrícia Neves