BEI cria Fundo de Garantia para novos investimentos e apoio às Empresas
O BEI – Banco Europeu de Investimento aprovou ontem a criação de um Fundo de Garantia Europeu COVID-19 de € 25 bilhões de euros, que permitirá ampliar o seu apoio às empresas europeias em até 200 bilhões de euros adicionais.
O Fundo de Garantia prevê uma contribuição de todos os 27 Estados-Membros e também estará aberto a contribuições de terceiros, por exemplo, a partir do orçamento da União Europeia (UE).
O Fundo de Garantia será estabelecido de acordo com a estrutura da Plataforma de Parceria para Fundos (PPF) do BEI, com base nos quadros legais existentes e procedimentos padronizados.
O fundo será formalmente estabelecido assim que os Estados-Membros responsáveis por pelo menos 60% do capital do BEI tenham assumido os compromissos necessários.
Como não há necessidade de criar novos instrumentos ou processos, o fundo pode ser configurado rapidamente.
O Fundo de Garantia Europeu COVID-19 será implementado pelo BEI e pelo FEI – Fundo Europeu de Investimento, especializado no financiamento de PME – Pequenas e Médias Empresas. Servirá como um escudo protetor para empresas europeias que enfrentam escassez de liquidez.
A fim de abordar as consequências da pandemia em todos os mercados e setores afetados, o Grupo BEI implantará um amplo mix de produtos apoiados pelo fundo, garantindo que responda às necessidades e exigências do mercado para responder à crise.
O Grupo BEI implementará o fundo em consulta com especialistas das autoridades nacionais, incluindo bancos centrais, para identificar onde as necessidades são mais urgentes.
Faça uma consulta gratuita com um dos nossos consultores através de info@start-pme.pt ou telemóvel +351 911 535 519.