Descubra 6 dicas para evitar o burnout profissional
O burnout está cada vez mais presente na esfera profissional, na medida em que, as pessoas ao estarem expostas a situações de elevado stress, começam a experienciar sintomas como energia reduzida, diminuição da produtividade e da motivação, assim como, prejuízos na qualidade do trabalho. Esta patologia não afeta apenas a pessoa que dela padece, podendo ter consequências negativas nos colegas de trabalho e na própria empresa. Neste artigo, deixamos 6 dicas para que possa identificar e prevenir o burnout profissional.
1. Priorizar a flexibilidade
A primeira dica que sugerimos prende-se com a flexibilidade. Trabalhar em casa é mais conveniente para algumas pessoas, contudo o teletrabalho não significa necessariamente uma maior flexibilidade. As empresas devem além do teletrabalho, oferecer aos seus colaboradores a possibilidade de trabalharem em horários flexíveis e não restritos ao modelo 9h-18h.
2.Análises de desempenho e feedback cuidadosos
Com o intuito de evitar o esgotamento profissional, é fundamental que os gestores comuniquem de forma próxima com os colaboradores que gerem, disponibilizando-se para orientar e fornecer apoio aos colaboradores que sentem que o seu trabalho não está a fazer a diferença. Deste modo, torna-se preponderante o incentivo a que cada colaborador reflita sobre o seu próprio desempenho, assim como, elogiar quando o trabalho fica bem feito.
3.Proporcionar pausas ao longo do dia
A comunicação regular com os colaboradores é importante, contudo é necessário que os gestores se certifiquem que estes não estão a trabalhar demasiado. A realização de pausas ao longo do dia, ajuda a aumentar não só a criatividade, como também a produtividade.
4.Promover a inteligência emocional no local de trabalho
Com o intuito de prevenir o burnout profissional, os gestores das empresas devem promover a empatia e a compaixão no local de trabalho, cultivando deste modo a inteligência emocional nas interações, a prática da escuta ativa, criando assim uma cultura baseada na confiança. Esta estratégia contribui para que os colaboradores se sintam mais apoiados e valorizados no seu local de trabalho.
5.Assegurar uma experiência de colaborador positiva
O investimento em metodologias e ações que ajudem a melhorar a experiência dos colaboradores contribui para que estes se sintam mais confortáveis no ambiente de trabalho. Desta forma, é imperial a realização de inquéritos internos, bem como, a conversa com os colaboradores de modo a perceber como será possível ajudá-los.
6.Respeitar o direito às férias e folgas
O descanso funciona como um elemento fundamental para prevenir o burnout profissional, sendo importante gerir de forma harmoniosa as férias e folgas dos colaboradores. Para facilitar este processo, os gestores podem utilizar softwares de gestão de férias e ausências, os quais organizem de forma automática os dias de férias de cada colaborador, de modo a não existirem falhas que originem problemas no futuro.
Patrícia Neves