Diversidade e inclusão como fatores importantes na gestão das empresas
As temáticas da diversidade e da inclusão representam um papel fundamental relativamente ao funcionamento da sociedade, sendo que a sua importância apresenta um crescimento exponencial no âmbito do mercado de trabalho. O desenvolvimento de uma estratégia de diversidade e inclusão sólida e fundamentada traduz-se num fator diferencial perante os demais concorrentes no mercado, na medida em que, possibilita a obtenção de pontos de vista distintos com a finalidade de assegurar soluções inovadoras. Um outro impacto positivo que advém da implementação de ações de diversidade e inclusão prende-se com o incremento da imagem da empresa para o público, traduzindo a ideia de que esta se apresenta comprometida com o elemento da responsabilidade social e que não tem apenas como objetivo a obtenção de lucros.
Definição dos conceitos de diversidade e inclusão
Os termos diversidade e inclusão são frequentemente percecionados como um só conceito, contudo, estes devem ser compreendidos como complementares. Seguidamente iremos explorar as definições de cada termo, de modo a entendermos a importância da diversidade e da inclusão para a gestão das empresas.
O conceito de diversidade define-se como o conjunto de características que tornam cada membro da sociedade como único. No âmbito empresarial, este termo corresponde a um principio que procura entender os valores e cultura de cada um, observando as diferenças entre as pessoas e transformando-as em pontos de vantagem para todos. Por seu lado, o termo inclusão refere-se ao respeito e valorização das caraterísticas individuais, através da consideração dos diferentes pontos de vista, bem como das suas histórias e experiências de vida.
A implementação de uma estratégia de diversidade e inclusão positiva deve passar pela efetivação de uma forma de pensar inclusiva, com a finalidade de romper com os padrões de pensamento tradicionais que reforçam o preconceito e a marginalização. Uma composição diversificada das equipas de trabalho, promove a criação de ambientes de trabalho acolhedores, nos quais existe menor julgamento por parte dos demais elementos, assim como, uma maior abertura para que todos manifestem os seus pontos de vista sem constrangimentos.
A adoção de uma estratégia de diversidade e inclusão funciona como uma metodologia que possibilita a potencialização de um negócio, apoiando a criatividade e a inovação. Outro fator importante relativamente à implementação desta tipologia de estratégia prende-se com o facto de através do contacto com indivíduos diferentes, os colaboradores desenvolvem qualidades sociológicas como a empatia, a flexibilidade e a compreensão.
Vantagens da implementação de uma estratégia de diversidade e inclusão
Algumas das vantagens mais importantes inerentes à efetivação de uma estratégia de diversidade e inclusão são as seguintes:
• Construção de uma cultura de inclusão e respeito relativamente aos demais, o que se traduz num incremento do clima organizacional;
• Reforço do capital intelectual da empresa, através do fornecimento de ferramentas que permitam a progressão e crescimento de colaboradores e gestores relativamente aos seus valores e crenças;
• Estímulo à troca de ideias, através do exercício de uma comunicação eficaz, assim como, a disponibilidade da empresa para receber as opiniões dos colaboradores;
• Resolução de problemas complexos com maior facilidade;
• Gestores e colaboradores mais empáticos, o que pode resultar numa melhoria do atendimento aos clientes, apresentando uma atenção mais redobrada às suas opiniões e preferências;
• Construção de uma reputação positiva para a empresa, bem como, uma maior capacidade relativamente à retenção de talentos;
• Aumento do desempenho no âmbito de fatores produtivos como, o potencial de inovação, a competitividade e a capacidade de gerar lucro;
• Incrementação da satisfação dos colaboradores no trabalho.
Obstáculos à implementação de uma estratégia de diversidade e inclusão nas empresas
A dificuldade de desmistificar e erradicar formas de preconceito como o machismo, o racismo e a homofobia, os quais se encontram fortemente enraizados nas matrizes da sociedade, constituí um dos maiores desafios ao avanço da integração da diversidade e inclusão nas empresas. Outros exemplos de obstáculos à implementação de uma estratégia de diversidade e inclusão nas empresas são:
• Falta de informação, no que diz respeito aos benefícios decorrentes de um ambiente de trabalho inclusivo;
• Pouca consideração e respeito por parte de gestores e colaboradores relativamente às diretrizes de diversidade e inclusão, o que advém em grande medida da informação deficitária acerca destas temáticas e da importância da sua valorização;
• Preparação insuficiente e deficitária da área dos Recursos Humanos em relação às temáticas da diversidade e inclusão, sendo importante a promoção de formações e demais mecanismos que permitam capacitar os colaboradores para a valorização da diversidade e da inclusão.
Ações para desenvolver uma estratégia de diversidade e inclusão numa empresa
A efetivação e consequente manutenção de uma estratégia de diversidade e inclusão numa empresa requer a realização de um grupo de ações que permitam a sustentabilidade da estratégia no futuro. Algumas ações passíveis de ser discutidas no âmbito da implementação da estratégia de diversidade e inclusão são:
• Ter em conta o papel dos líderes da empresa, pois estes devem ser considerados como os embaixadores da diversidade na entidade empresarial;
• Elaboração de programas e políticas de diversidade e inclusão para a empresa;
• Eleição de uma pessoa responsável pelo acompanhamento das ações de diversidade e inclusão na empresa, a qual terá de estar comprometida com a causa, assim como terá de monitorizar todo o processo inerente ao projeto;
• Aplicação de métodos de contratação de colaboradores mais diversificados, com o desígnio de promover a diversificação dos perfis profissionais;
• Promoção de uma estratégia de comunicação eficaz, o que constitui um elemento fundamental para que todos os colaboradores se sintam incluídos no processo de funcionamento da empresa.
Os valores que integram uma sociedade representam uma importância fundamental para o desenvolvimento do ser humano que a integra, contudo é primordial promover a evolução da sociedade relativamente a um conjunto de problemáticas, como é o caso dos preconceitos. Todavia, o facto de estes se encontrarem enraizados nas sociedades, torna a tarefa de promoção da diversidade e inclusão mais complicada, mas não impossível e a grande prova deste facto está relacionada com a gestão das empresas.
As temáticas da diversidade e inclusão têm conquistado preponderância no panorama da gestão das empresas, assistindo-se cada vez mais a uma diversificação dos colaboradores e a uma igualdade entre estes, independentemente de critérios como a idade, sexo ou etnia.
A maior valorização relativamente à diversidade e inclusão no âmbito da gestão das empresas, contribui para o seu desenvolvimento mais sustentado e concreto, representando um elemento de primazia perante os demais concorrentes do mercado em que estas se encontram inseridas.
Está dado assim um passo preponderante para a evolução da sociedade num domínio particular e sensível.