Gestão: um elemento fundamental para o sucesso de uma startup

Gestão: um elemento fundamental para o sucesso de uma startup

A sustentabilidade de uma organização empresarial está fortemente dependente do sucesso da sua estratégia de gestão. A implementação de uma estratégia de gestão, respeitando todos os constituintes do processo produtivo e não descurando os dados numéricos, constitui o elemento fundamental que determina o sucesso de uma startup. Ao longo deste artigo iremos conhecer alguns dos aspetos fundamentais de uma startup, bem como, a estratégia de gestão a delinear para o sucesso da mesma.

Startup: O que é?
Uma startup é uma empresa inovadora em fase inicial, a qual apresenta um grande potencial de crescimento, estando habitualmente relacionada com a área da tecnologia. Estas empresas possuem uma taxa de crescimento elevada, muito por força, dos montantes de investimento aplicado, contudo também apresentam uma elevada taxa de mortalidade. O fracasso de uma startup deve-se em grande medida a uma estratégia de gestão pouco sustentada e balanceada. Por mais que uma startup seja inovadora e transformadora, a mesma necessita de criar um conjunto de processos estruturantes, os quais possibilitem a sua sobrevivência e sustentabilidade futuras.

Equilíbrio entre manutenção de uma cultura criativa e gestão de projetos
A estratégia de gestão de uma startup não deve ser igual a de uma organização empresarial de maior dimensão, pois estamos a referir-nos a duas entidades empresariais, cujas dimensões, tipologias de negócios e objetivos são distintos. Deste modo, a estratégia de gestão de uma startup deve ter por base o equilíbrio entre a manutenção de uma cultura criativa e a gestão de projetos. Ou seja, os colaboradores devem sentir confiança nas suas capacidades criativas, contudo, elementos como o cumprimento de metas e prazos não devem ser esquecidos.

Liderar pelo exemplo
Como em todas as organizações empresariais e nas startups não é diferente, os líderes devem exercer o seu papel tendo por base o exemplo, através da construção de canais de comunicação que incluam todos os elementos do processo produtivo, bem como, o estabelecimento de uma visão de negócio de longo prazo.

Resultados financeiros
Os resultados financeiros são um indicador que permite avaliar a “saúde” de qualquer tipologia de negócio, sem exceção. Deste modo, uma estratégia de gestão deve ter como um dos objetivos fundamentais o de trabalhar com vista a obter bons resultados financeiros, de uma forma organizada, contando sempre com o apoio de uma equipa experiente na área financeira.

Incapacidade de materializar ideias de modo a conseguir resultados
O fracasso de uma startup, não está relacionado com a competência técnica dos seus gestores, mas sim com a incapacidade destes em materializar as ideias de modo a conseguirem resultados financeiros, comerciais e projetos consolidados e bem estabelecidos.

Estratégia de gestão de uma startup
A estratégia de gestão de uma startup deve assentar em elementos como o planeamento estratégico, a gestão de projetos e de equipas, e finalmente a busca pelos resultados financeiros. A conjugação destes três elementos, irá contribuir para a sustentabilidade da startup no futuro, propiciando a sua evolução para uma organização empresarial de maior dimensão. Podemos assim concluir que não basta ter conhecimentos técnicos e científicos, bem como, uma boa capacidade de análise de dados para construir uma startup de sucesso. A chave para o sucesso de uma startup está sim na adoção de uma estratégia de gestão baseada nos princípios da gestão tradicional, adaptada à dimensão da organização empresarial em questão.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-04-12T11:46:45+01:00

Gestão: um elemento fundamental para o sucesso de uma startup

A sustentabilidade de uma organização empresarial está fortemente dependente do sucesso da sua estratégia de gestão. A implementação de uma estratégia de gestão, respeitando todos os constituintes do processo produtivo e não descurando os dados numéricos, constitui o elemento fundamental que determina o sucesso de uma startup. Ao longo deste artigo iremos conhecer alguns dos aspetos fundamentais de uma startup, bem como, a estratégia de gestão a delinear para o sucesso da mesma.

Startup: O que é?
Uma startup é uma empresa inovadora em fase inicial, a qual apresenta um grande potencial de crescimento, estando habitualmente relacionada com a área da tecnologia. Estas empresas possuem uma taxa de crescimento elevada, muito por força, dos montantes de investimento aplicado, contudo também apresentam uma elevada taxa de mortalidade. O fracasso de uma startup deve-se em grande medida a uma estratégia de gestão pouco sustentada e balanceada. Por mais que uma startup seja inovadora e transformadora, a mesma necessita de criar um conjunto de processos estruturantes, os quais possibilitem a sua sobrevivência e sustentabilidade futuras.

Equilíbrio entre manutenção de uma cultura criativa e gestão de projetos
A estratégia de gestão de uma startup não deve ser igual a de uma organização empresarial de maior dimensão, pois estamos a referir-nos a duas entidades empresariais, cujas dimensões, tipologias de negócios e objetivos são distintos. Deste modo, a estratégia de gestão de uma startup deve ter por base o equilíbrio entre a manutenção de uma cultura criativa e a gestão de projetos. Ou seja, os colaboradores devem sentir confiança nas suas capacidades criativas, contudo, elementos como o cumprimento de metas e prazos não devem ser esquecidos.

Liderar pelo exemplo
Como em todas as organizações empresariais e nas startups não é diferente, os líderes devem exercer o seu papel tendo por base o exemplo, através da construção de canais de comunicação que incluam todos os elementos do processo produtivo, bem como, o estabelecimento de uma visão de negócio de longo prazo.

Resultados financeiros
Os resultados financeiros são um indicador que permite avaliar a “saúde” de qualquer tipologia de negócio, sem exceção. Deste modo, uma estratégia de gestão deve ter como um dos objetivos fundamentais o de trabalhar com vista a obter bons resultados financeiros, de uma forma organizada, contando sempre com o apoio de uma equipa experiente na área financeira.

Incapacidade de materializar ideias de modo a conseguir resultados
O fracasso de uma startup, não está relacionado com a competência técnica dos seus gestores, mas sim com a incapacidade destes em materializar as ideias de modo a conseguirem resultados financeiros, comerciais e projetos consolidados e bem estabelecidos.

Estratégia de gestão de uma startup
A estratégia de gestão de uma startup deve assentar em elementos como o planeamento estratégico, a gestão de projetos e de equipas, e finalmente a busca pelos resultados financeiros. A conjugação destes três elementos, irá contribuir para a sustentabilidade da startup no futuro, propiciando a sua evolução para uma organização empresarial de maior dimensão. Podemos assim concluir que não basta ter conhecimentos técnicos e científicos, bem como, uma boa capacidade de análise de dados para construir uma startup de sucesso. A chave para o sucesso de uma startup está sim na adoção de uma estratégia de gestão baseada nos princípios da gestão tradicional, adaptada à dimensão da organização empresarial em questão.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-04-12T11:46:05+01:00
Go to Top