Governo Regional anuncia que as candidaturas do PRR para empresas dos Açores irão “começar do zero”

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, garantiu ao governo regional que as candidaturas aos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência irão recomeçar do zero sem riscos de perda de financiamento para o arquipélago.

O Plano de Recuperação e Resiliência integra um montante de cerca de 117 milhões de euros passíveis de candidatura por parte de entidades empresariais do arquipélago dos Açores.

O Presidente do governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, indicou que com o objetivo de acabar com as suspeitas sobre o Governo dos Açores e sobre as empresas da região que se candidataram aos apoios lançados pela República em julho, as entidades empresariais irão deixar cair as propostas, tendo em vista o reinício do processo, com a garantia do ministro do Planeamento, de que a região não irá perder nenhuma percentagem do financiamento.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do governo regional dos Açores demonstrou ainda disponibilidade para dar continuidade à comissão de inquérito relativamente à gestão dos recursos de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Esta polémica relativamente à gestão dos recursos financeiros teve origem em declarações do PS/ Açores, acusando o governo regional de esconder o acesso a estes fundos comunitários ao não abrir candidaturas, nem criar critérios de seleção para os mesmos, preferindo distribuir “às escondidas” os apoios por um número reduzido de organizações empresariais.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-11-04T13:56:39+00:00
Go to Top