PRR: Empresas e startups com apoio de 150 milhões de euros para testarem produtos inovadores
O Plano de Recuperação e Resiliência ostenta um montante de 150 milhões de euros com o intuito incentivar e disponibilizar todas as condições necessárias às empresas e startups testarem novos produtos e serviços. De salientar que cada candidatura poderá receber até 7,5 milhões de euros.
Este apoio apresenta como objetivo fundamental o de criar uma rede de infraestruturas colaborativas, a qual impulsione e multiplique o número de pilotos de produtos comercialmente viáveis, e em simultâneo partilhar o conhecimento através de casos de estudo.
Beneficiários
Este apoio está disponível para as empresas responsáveis pela criação e operação dos testes aos produtos inovadores, independentemente da sua dimensão, forma jurídica, ou mesmo se integram o setor público ou privado. De ressalvar que os testes aos produtos inovadores poderão ser realizados quer no espaço físico, quer através de simulação virtual.
Taxa de financiamento até 90%
A taxa de financiamento no âmbito do presente apoio à realização de testes a produtos inovadores irá variar entre 50% e 90%. Esta variação terá por base critérios como o tipo de despesa, a localização, bem como, o valor de apoio transferido para as pequenas e médias empresas e startups aderentes.
Candidaturas
A apresentação das candidaturas na esfera do referido apoio poderá ser realizada no portal do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, no período entre 20 de abril de 2022 e 17 de junho de 2022.
Patrícia Neves