PRR prevê cerca de 230 milhões de euros para a criação de emprego sustentável
A componente C6- Qualificações e competências no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência ostenta uma dotação global de 230 milhões de euros, com o objetivo de proceder à criação de empregos sustentáveis.
Este incentivo apresenta como desígnios fundamentais a criação de postos de trabalho permanentes, a minimização da precaridade entre os jovens, assim como, a criação de medidas que propiciem a igualdade entre homens e mulheres no acesso aos postos de trabalho.
Apoio a 30 mil contratos de trabalho permanentes
O presente apoio encontra-se disponível para empresas e trabalhadores, permitindo o apoio à criação de 30 mil contratos de trabalho permanentes até 31 de dezembro de 2023. De salvaguardar, que a gestão deste investimento do Plano de Recuperação e Resiliência está a cargo do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Novas oportunidades para a estabilidade no mercado de trabalho
Esta medida de apoio propicia não só, novas oportunidades para a estabilidade no mercado de trabalho, como também uma maior equidade social, uma vez que, promove apoios particulares a pessoas que enfrentam mais dificuldades no acesso ao emprego.
Mais apoio para as questões sociais
O Plano de Recuperação e Resiliência português prevê um conjunto de medidas que possibilitam as seguintes situações: combate mais eficaz ao desemprego; criação líquida de postos de trabalho; melhoria da qualidade do emprego, através de condições laborais mais justas e estáveis; e, por fim, uma maior igualdade de género no acesso ao mercado de trabalho.
Patrícia Neves