Saúde mental nas empresas

Saúde Mental: o novo desafio das empresas

A temática da saúde mental encontra-se fortemente presente na sociedade atual, tendo a sua importância sido exacerbada pelo surgimento da pandemia de Covid 19 a nível mundial. Os desafios relacionados com a saúde mental e emocional sempre existiram, contudo continuam a representar um assunto tabu, num grande número de meios sociais, evidenciando-se uma enorme dificuldade em pedir ajuda para ultrapassar situações relacionadas com o stress, a ansiedade e a depressão.

Desde o início da pandemia que conceitos como o de saúde mental, bem-estar, esgotamento e stress têm sido amplamente debatidos por profissionais e líderes, contudo a resistência em abordar os mesmos com naturalidade, constitui um dos principais motivos que levam a que muitas patologias de saúde mental continuem sem tratamento. O não tratamento ou tratamento tardio de patologias de saúde mental representa um perigo não só para os indivíduos que padecem das mesmas, como também, para a sociedade onde estes se inserem.

Saúde Mental segundo a Organização Mundial de Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito de saúde mental como um estado de bem-estar, no qual cada indivíduo tem consciência do seu próprio potencial, tem capacidade de lidar com as pressões normais da vida, podendo assim exercer a sua atividade profissional de forma produtiva e rentável, contribuindo assim para a sustentabilidade da sua comunidade. De acordo com os dados apresentados pela OMS, a depressão constitui um dos problemas de saúde mais frequentes, representando a principal causa de incapacidade no mundo. Em Portugal, esta patologia afeta cerca de 10% dos cidadãos.

Burnout: a Saúde Mental no local de trabalho
A Associação Americana de Psiquiatria, reporta que somente um em cada cinco trabalhadores se sente confortável em abordar questões de saúde mental no trabalho e mais de um terço preocupa-se com o surgimento de retaliação ou demissões se procurarem abertamente ajuda para estes problemas.
Um estudo do Grupo Adecco de 2021, denominado de “Resenting Normal: Defining the new era of work”, refere que o burnout pode ser a próxima pandemia entre profissionais. De acordo com o presente estudo, os gestores não se encontram preparados para apoiar o bem-estar dos colaboradores, uma vez que não possuem ferramentas que lhes permitam identificar quando os membros da sua equipa estão a enfrentar problemas de saúde mental, ou apenas excesso de trabalho.

Implementação de estratégias no seio das empresas para combater o problema
De modo a debelar os problemas de saúde mental, as organizações empresariais devem encarar esta temática de forma aberta, apresentando estratégias bem definidas com o objetivo de promover a saúde mental e bem-estar dos seus colaboradores. Algumas das estratégias que as organizações empresariais podem adotar são: a implementação de processos claros e eficazes para reconhecer e abordar problemas de saúde mental; promoção de uma comunicação efetiva; obtenção de feedback em tempo real, através de inquéritos e sessões de coaching, os quais permitem uma informação imediata sobre a forma como a equipa está a lidar com situações de stress ou de ansiedade no local de trabalho. Um dos elementos preponderantes para o sucesso de uma estratégia de saúde mental numa organização empresarial prende-se com a implementação de uma cultura de transparência, dando a conhecer aos colaboradores os recursos e ferramentas que se encontram ao seu dispor.

Falar sobre saúde mental pode salvar vidas
A saúde mental representa um flagelo da sociedade atual, estendendo-se a várias áreas da mesma, sendo a área empresarial uma das mais afetadas. O excesso de trabalho, assim como, a dificuldade em lidar com obstáculos decorrentes do quotidiano, propiciam o desenvolvimento de patologias de cariz mental. A consciencialização para a possibilidade de existência de problemas de saúde mental no local de trabalho contribui para a sua deteção precoce. É fundamental abordar estes problemas de uma forma espontânea e aberta, construindo um ambiente de confiança mútua, de modo a que os mesmos sejam tratados de forma imediata evitando o surgimento de tragédias irreversíveis.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-02-24T15:58:57+00:00
Go to Top