Unicórnios com ADN português avaliados em mais de 34 mil milhões de euros
São já seis os unicórnios com ADN português, sendo o mais recente a Sword Health, a qual se junta a um grupo composto pela Farfetch, OutSystems, Feedzai, Talkdesk e Remote. Em conjunto, estas empresas de origem portuguesa já valem cerca de 34,2 mil milhões de euros.
Para se ter uma ideia mais concreta, o valor referente à avaliação destas organizações empresariais, corresponde a 16% do PIB português. Comparativamente com o PSI-20, o índice de referência da bolsa de Lisboa, estes unicórnios com ADN português traduzem-se em 44% do valor deste índice.
A Sword Health, empresa criada em 2015 pelo português Virgílio Bento, constituí o unicórnio mais recente, tendo sido responsável pela elaboração da primeira solução digital com o desígnio de tratar patologias músculo-esqueléticas, ostentando uma avaliação situada nos dois mil milhões de dólares. O atual sexto unicórnio nacional foi a terceira empresa com ADN português a alcançar o estatuto de unicórnio este ano.
Em março foi a empresa Feedzai, fundada por Nuno Sebastião que viu a sua avaliação subir para mais de mil milhões de dólares. A Feedzai dedica-se ao desenvolvimento de tecnologia que ajuda bancos e outras entidades financeiras a prevenir fraudes em pagamentos, lavagem de dinheiro e outros tipos de atividades ilícitas, através da utilização de inteligência artificial. Atualmente, e em concordância com a informação partilhada pela empresa em outubro, esta vale cerca de 1,5 mil milhões de dólares.
O outro unicórnio de 2021, o qual atingiu esse estatuto em julho, foi a empresa Remote que tem como um dos principais fundadores o português Marcelo Lebre. Contudo, o primeiro unicórnio com ADN português foi a Farfetch, fundada por José Neves, a qual entrou na bolsa de valores de Nova Iorque em setembro de 2018, apresentando uma capitalização bolsista de 14,57 mil milhões de dólares.
O segundo unicórnio com ADN português foi a OutSystems, a qual foi fundada por Paulo Rosado e atingiu esse estatuto em 2018. Esta entidade empresarial dedica-se ao desenvolvimento de software low-code, ostentando uma avaliação de 9,5 mil milhões de dólares.
Para completar o grupo de unicórnios portugueses temos a Talkdesk, a qual nasceu em Lisboa em 2011, e foi fundada por Cristina Fonseca e Tiago Paiva. Apresenta atualmente uma avaliação de 10 mil milhões de dólares.
Patrícia Neves