Lançado primeiro aviso para Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo
No passado dia 14 de junho de 2022 foi lançado o primeiro aviso com o objetivo de apoiar a concretização de Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo, o qual ostenta um montante de 30 milhões de euros. O apoio, inserido no programa Eficiência Energética em Edifícios de Serviços, faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência e resulta do compromisso de Portugal com as metas climáticas que vão permitir o alcance da neutralidade carbónica até 2050.
O presente aviso encontra-se integrado no programa “Eficiência Energética em Edifícios de Serviços”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o qual compreende um montante global de 610 milhões de euros.
Eficiência Energética em Edifícios de Serviços
Este programa está incluído da dimensão da Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual resulta do compromisso e contributo de Portugal para as metas climáticas que permitirão o alcance da neutralidade carbónica até 2050. A descarbonização da economia e da sociedade oferece oportunidades importantes e prepara o país para realidades que configuraram os fatores de competitividade num futuro próximo.
Produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis
O programa “Eficiência Energética em Edifícios de Serviços”, apresenta como objetivo fundamental o de financiar medidas que auxiliem na produção de energia elétrica a partir de fontes de renováveis, tendo como base os regimes de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia Renovável. As medidas no âmbito do presente programa deverão contribuir para a redução de pelo menos 30%, do consumo de energia primária nos edifícios beneficiados, contribuindo para reforçar a capacidade em autoconsumo nos setores residencial, da administração pública central e de serviços.
Saiba como candidatar-se aqui.
Patrícia Neves