O papel do Project Manager na gestão do conflito
No mundo empresarial, o conflito constitui um elemento inevitável, o qual ocorre geralmente por um conjunto variado de motivos. Motivos como mal-entendidos, diferenças de comunicação e opinião, ou até mesmo a retirada de interpretações precipitadas representam cenários que perturbam a vida laboral e condicionam em grande medida o seu curso. É neste âmbito que surge o Project Manager como voz da razão funcionando como elemento apaziguador do conflito, relembrando a equipa da importância de cada um dos elementos para o sucesso do projeto, assim como, das consequências inerentes à não resolução da situação de conflito.
Ao longo deste artigo iremos conhecer com maior detalhe a função de Project Manager, o seu papel numa empresa, assim como, alguma dicas de como o Project Manager deve lidar com uma situação de conflito.
Project Manager: liderar projetos e mediar conflitos
O Project Manager apresenta como função a de liderar os projetos de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa, atuando como um organizador, facilitador, gestor de recursos, promotor da visibilidade de um projeto e mais importante como um gestor de conflitos. Um Project Manager é responsável por liderar um project no seu todo, sendo da sua competência o início, planeamento, execução, controlo e conclusão de um determinado projeto.
Algumas das características essenciais para um Project Manager são: capacidade de liderança; capacidade de comunicação; capacidade de planeamento; capacidade de gestão de tempo; capacidade de gestão de risco; e, finalmente, e não menos importante, capacidade de negociação.
Tentar perceber os diferentes pontos de vista
Aquando da intervenção num conflito, o Project Manager deve procurar perceber os diferentes pontos de vista e encontrar um ponto em comum, assim como, evidenciar o papel de cada elemento do grupo de trabalho no desenvolvimento do projeto.
Resolver o conflito sem o ignorar
O Project Manager não deve evitar o conflito, nem agir como se ele não existisse pois ainda vai contribuir para uma exacerbação do mesmo, o que terá consequências e tornará a sua resolução ainda mais difícil. Ao ignorar um conflito, o Project Manager corre o risco de perder a credibilidade perante os demais membros da equipa do projeto, na medida em que ninguém quererá colaborar com alguém que não assume a sua posição de uma forma concreta e fundamentada. A resolução célere de um conflito irá contribuir para que os demais colaboradores percebam que o Project Manager está a lutar pelos interesses coletivos, o que se irá traduzir num maior empenho da equipa.
Promover o consenso no grupo de trabalho
É praticamente impossível que numa equipa, independentemente da sua constituição, todos os elementos estejam de acordo. O consenso num grupo de trabalho envolve uma grande capacidade de diálogo, até chegar ao ponto em que a pessoa da oposição mais forte, aforma que apesar de não ser a sua escolha, a consegue aceitar e seguir em frente. Com a finalidade de ultrapassar as diferenças individuais, o Project Manager deve procurar manter os seus colegas focados no objetivo final do projeto e na importância do trabalho em equipa.
Deteção precoce do conflito
O primeiro passo e, consequentemente, a melhor forma de gerir um conflito assenta da sua deteção precoce. Deste modo, o Project Manager deve incentivar a colaboração e o consenso entre os membros da equipa desde o início, de modo a evitar o surgimento de conflitos no futuro, os quais irão certamente perturbar o decurso do processo de desenvolvimento do projeto. Esta perturbação no decurso do projeto irá por sua vez ter consequências económicas inestimáveis para a empresa, bem como, uma imagem menos positiva desta para o exterior.
A gestão de conflito num projeto
A existência de conflito num projeto pode ser um elemento positivo para o desenvolvimento do projeto, caso seja encarado de uma forma sustentável e evolutiva. As discordâncias de ideias contribuem muitas vezes para soluções que não estavam previstas para aquele projeto, mas que podem incrementar de alguma forma a sua qualidade. O Project Manager tem um papel importante na gestão do conflito enquanto mediador e conciliador de opiniões divergentes.
Patrícia Neves