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Certificação ISO 9001: a qualidade como fator de crescimento de uma empresa
A gestão sustentável de uma empresa tem por base a procura contínua de melhorias, quer em relação aos processos produtivos, quer relativamente à utilização dos recursos. Na esfera empresarial, o conceito de qualidade implica mais e melhor tendo como base determinadas condições e parâmetros do consumidor, uma vez que este estabelece a classe ou qualidade do produto ou serviço que deseja.
A implementação de um sistema de gestão da qualidade numa empresa, funciona como um elemento de primazia perante os demais concorrentes no mercado, na medida em que propicia a manutenção da qualidade dos produtos/serviços e a satisfação do cliente.
Ao longo deste artigo iremos conhecer melhor a certificação ISO 9001, o que esta define na forma de trabalhar de cada organização, assim como, os benefícios para as empresas da posse desta tipologia de certificação.
Certificação ISO 9001
A certificação ISO 9001 consiste numa norma utilizada mundialmente, a qual é uma referência no que diz respeito à gestão da qualidade. Esta norma certifica os sistemas de gestão da qualidade, definindo todos os procedimentos a seguir de modo a obter essa mesma certificação.
De acordo com a norma ISO 9001, cada empresa necessita de evidenciar a sua capacidade para fornecer produtos ou serviços que estejam de acordo com os requisitos dos clientes, cumprindo todas as leis e regulamentações em vigor. Esta norma também tem como objetivo melhorar a satisfação do cliente, através do recurso a uma aplicação eficiente do sistema, cuja avaliação depende em grande medida do feedback obtido junto dos consumidores em cada venda de produto ou serviço.
A certificação ISO 9001 estabelece que cada organização deve:
- Identificar todos os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e para a sua consequente aplicação em toda a organização empresarial;
- Determinar a sequência e interação dos processos;
- Definir critérios e metodologias fundamentais para assegurar que, tanto a operação, como o controlo dos processos são eficazes;
- Assegurar a disponibilidade de recursos e de informação importantes para complementar a realização da operação, assim como a monitorização dos processos;
- Monitorizar, medir e analisar os processos;
- Implementar ações necessárias para atingir os resultados planeados e almejar a melhoria contínua dos processos.
Princípios da gestão da qualidade
Tendo como base os sete princípios de gestão da qualidade, a norma ISO 9001:2015 estabelece a forma como uma organização exerce a sua atividade produtiva, de modo a atender os requisitos dos seus clientes e das demais partes interessadas. Os sete princípios de gestão da qualidade que servem de base à norma ISO 9001:2015 são:
Foco no cliente;
Liderança;
Envolvimento das pessoas;
Abordagem de processos;
Melhoria;
Tomada de decisões baseadas em evidências;
Gestão de relações.
Benefícios da Certificação ISO 9001:2015
A certificação ISO 9001 possibilita que as organizações desenvolvam e melhorem o seu desempenho produtivo, evidenciando sempre altos níveis de qualidade nos seus produtos ou serviços. Alguns dos benefícios inerentes a esta tipologia de certificação são:
- Incremento da eficiência dos processos produtivos;
- Cumprimento dos requisitos legais e regulatórios;
- Alcançar novos mercados e consequentemente novos clientes;
- Identificar e solucionar os riscos.
Gestão da qualidade e a certificação ISO 9001
A gestão da qualidade é um fator essencial para a melhoria contínua dos processos, assim como o estabelecimento, manutenção e controlo dos registos que comprovam se as atividades foram e são executadas em concordância com os regulamentos. Os requisitos do sistema de gestão da qualidade apresentam como objetivo primordial prevenir a ocorrência de desvios ou erros em qualquer fase da produção do produto ou serviço, tendo o seu início na etapa do planeamento e estendendo-se até às atividades do serviço pós-venda.
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Patrícia Neves