Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

As empresas portuguesas estão a tornar-se cada vez mais espaços multiculturais. As fronteiras diluíram-se e qualquer pessoa pode trabalhar a partir de qualquer parte do mundo. Mas não foi apenas o local de trabalho físico que mudou, também a própria visão das empresas como um todo, enquanto entidades feitas de pessoas que podem acrescentar valor e fazer a diferença no ciclo de vida e no sucesso das organizações. Neste artigo, vamos mostrar como a diversidade e a inclusão podem ser fundamentais na criação de inovação, criatividade e maior competitividade nas empresas.

A inclusão e a diversidade passaram a fazer parte da checklist das empresas no momento de recrutar e formar equipas. Desde 1 de fevereiro de 2023 que as empresas com mais de 250 trabalhadores têm de cumprir uma quota mínima de integração de trabalhadores com deficiência. A obrigatoriedade vai estender-se a empresas com 75 a 100 trabalhadores em 2024. Indicadores como género, etnia e orientação sexual são tidos em conta na hora de contratar.

Benefícios para as empresas
Atualmente, as empresas sabem que uma equipa diversificada fortalece a capacidade de responder eficazmente nos mercados globais. A implementação de uma estratégia baseada na inclusão e diversidade, é sinónimo de crescimento, de evolução e tem um impacto positivo na produtividade e desempenho financeiro das empresas.

Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos passou a ser um dos principais objetivos das empresas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Organizações com maiores preocupações sociais e ambientais são também mais inclusivas e procuram contratar pessoas que respondam aos critérios da diversidade.

Empresas inclusivas são mais inovadoras e produtivas
As empresas que abraçam a diversidade e a inclusão colhem uma série de benefícios. Estudos mostram consistentemente que equipas diversificadas são mais inovadoras e eficazes. A combinação de experiências, perspectivas e competências diversas resulta em soluções mais criativas para os desafios empresariais. Além disso, empresas inclusivas têm maior capacidade de atrair e reter talentos, uma vez que os funcionários se sentem valorizados e parte integrante do ambiente de trabalho.

Empresas inclusivas criam um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e capacitadas a contribuir plenamente. É mais do que ter uma variedade de rostos diferentes na sala de reuniões; é sobre garantir que todas essas vozes sejam ouvidas e consideradas.

Boas práticas a adoptar
Embora a conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão tenha crescido, ainda existem desafios significativos a serem superados. Estereótipos, preconceitos inconscientes e práticas de contratação tradicionais são barreiras persistentes. As empresas precisam adotar políticas e práticas que incentivem ativamente a diversidade, desde o recrutamento até o desenvolvimento profissional:

1.Retenção de talento
A aposta em formação contínua é uma forma de valorizar os colaboradores e reter talento. Profissionais que se sentem apoiados e valorizados pela empresa onde trabalham são mais motivados e produtivos.

2.Emprego digno
Combater o trabalho precário através da implementação de medidas remuneratórias e salários dignos de acordo com as competências de cada profissional independentemente do género, religião ou etnia. Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, inclusive para jovens e pessoas com deficiência, empreendedorismo, criatividade e inovação.

3.Políticas transparentes de mitigação da exclusão
É importante adotar políticas de diversidade que respeitem as diferenças. Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem e religião e garanta a igualdade de oportunidades. Reduzir as desigualdades de resultado, eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias.

4.Liderança como Agente de Mudança
A promoção da diversidade e inclusão deve começar no topo. Os líderes de empresas têm a responsabilidade de definir o tom e estabelecer uma cultura que valorize a diversidade, a inclusão e a valorização das equipas são ferramentas essenciais para transformar intenções em ações realizadas.

Andreia Arenga

15.12.2023

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2024-01-23T16:32:01+00:00
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