Internacionalização de Empresas

Existem uma série de vantagens e benefícios para empresas que iniciam atividades em outros países.

Todo o processo precisa ser muito bem ponderado e contar com parâmetros que norteiem a execução do projeto, mas, de forma geral, as oportunidades de negócio podem garantir grande vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.

Algumas das principais vantagens da internacionalização de empresas são:

Ganho de novos mercados

Um dos incentivos para o início da exploração de outras regiões geográficas é a oportunidade de adquirir mercados consumidores ainda não explorados.

Essa ação pode incluir adquirir consumidores do mesmo perfil daqueles do seu país original ou mesmo a exploração de verticais ainda não testadas.

Outro fator-chave relacionado com o ganho de novos mercados é a possibilidade de ajustar zonas de sazonalidade entre os mercados em que a empresa atua.

Por exemplo, um período de vendas baixas em um país pode ser suprido por um alto volume de vendas em outro.

Dessa forma, empresas que sofrem com vendas sazonais (por estações do ano, por exemplo) podem diminuir essa dependência, focando na produção em outros países.

Diminuição de custos

Uma grande vantagem para quem exporta é a redução da carga tributária oferecida por muitos dos países de destino da exportação.

Acumulação de experiências de mercado

Atuar em novos mercados de outros países nem sempre é uma tarefa fácil.

Afinal, é bem provável que ao longo dessa caminhada a sua empresa consiga concentrar uma bagagem de experiência que poderá fazer toda a diferença em termos estratégicos para a organização.

Criação de uma marca global

Para competir em mercados internacionais, há uma série de exigências impostas tanto por instituições dos países de origem e destino como pelos próprios clientes do seu novo mercado.

Ao internacionalizar sua empresa, é inerente que seja também melhorado o nível de qualidade do valor agregado aos seus clientes.

Assim, a empresa tem a oportunidade de criar uma marca referência global, com a qualidade de “empresa exportadora”. Isso garante muito mais segurança de compra e consequentemente vantagem sobre os principais competidores do mercado.

Se está a ponderar internacionalizar a sua empresa, a Start-PME é o seu parceiro ideal. Estamos presentes nos principais mercados europeus, no Brasil, Angola e Moçambique.

Deseja receber mais informações sobre este serviço?

Envie um email para info@start-pme.pt ou ligue para o número +351 911 535 519 (Portugal) ou +55 21 4042 8567 (Brasil) e fale com um dos nossos consultores, a reunião de consultoria é gratuita.