PRR: 9,5 milhões de euros para requalificação de equipamentos sociais
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), as autarquias e outras entidades sem fins lucrativos vão ser financiadas pelo PRR no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais e respostas sociais inovadoras, como é o caso das Comunidades de Inserção e Habitação Colaborativa. O montante de financiamento ronda os 9,5 milhões de euros.
De acordo com o comunicado do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, o objetivo do presente aviso é “criar 370 novos lugares repartidos entre as duas respostas, 120 lugares para as Comunidades de Inserção e 250 lugares para a Habitação Colaborativa”, pode ler-se no documento.
Candidaturas elegíveis para entidades de alojamento social
As candidaturas decorrem até 15 de Outubro e estão elegíveis a este apoio entidades que se enquadram na modalidade de alojamento social que inclui unidades funcionais autónomas para pessoas em situação de sem-abrigo e em Habitação Colaborativa.
Apoiar respostas sociais inovadoras
Uma resposta social inovadora inspirada no modelo de alojamento social surgido na Dinamarca durante a década de 70. “É fundamental acelerar novas respostas sociais para promover envelhecimento ativo com autonomia e independência e por isso lançamos este aviso para desenvolvimento de projetos inovadores nesta área”, declarou a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada no mesmo comunicado.
No âmbito do PRR, já foram assinados 105 contratos para respostas sociais, um investimento total de mais de 132,5 milhões de euros.
Andreia Arenga