Banco de Fomento já apoiou 1.600 empresas num total de 600 ME
O Banco Português de Fomento apoiou cerca de 1600 empresas no primeiro semestre deste ano. Um investimento total de 600 milhões de euros provenientes de fundos de garantia e instrumentos do Estado para o apoio a empresas.
A instituição mobilizou 379 milhões de euros em garantias públicas através das linhas disponibilizadas pelo Estado, permitindo apoiar o acesso a financiamento de 556 milhões a cerca de 1.600 empresas.
Apoio à criação de emprego
De acordo com o Banco Português de Fomento, o objetivo passa pela criação de novos postos de trabalho, sendo que cerca de 57 mil empregos já foram assegurados pelas empresas apoiadas durante o primeiro semestre de 2022.
Capitalizar as empresas
O Banco Português de Fomento adianta ainda que estes fundos visam a capitalização das empresas portuguesas, quer através do investimento ou coinvestimento direto em empresas, quer através de parcerias com sociedades de capital de risco.
A instituição aprovou 39 operações de capitalização em 37 empresas, que resultaram num investimento total de 67,7 milhões de euros, dos quais 44,7 milhões foram alocados pelo Banco Português de Fomento. A instituição foi um dos braços do Governo no apoio ao setor empresarial português durante e no pós-pandemia, responsável pela ativação de 15 instrumentos de garantia.
Andreia Arenga