Programa Apoiar Gás abre candidaturas com 5 milhões de euros para empresas de energia
Está aberta a 4ª fase de candidaturas ao Programa Apoiar Gás. O incentivo conta com uma verba que pode ir até aos 5 milhões de euros e tem como objectivo apoiar as indústrias intensivas em gás face aos aumentos excepcionais de gás natural. As candidaturas decorrem até 31 de março.
“O período de candidaturas à quarta fase do Programa Apoiar Gás decorrerá até ao dia 31 de março”, anunciou o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado.
Apoio direto à liquidez das indústrias intensivas em gás
Este é um mecanismo de apoio direto à liquidez das empresas mais afetadas pelos aumentos excepcionais do preço do gás natural, nomeadamente aquelas com utilização intensiva de energia e que demonstraram perdas de exploração.
Incentivo garante 500 mil euros por empresa a fundo perdido
Este apoio atribui um incentivo de 40% a fundo perdido e um montante máximo de 500 mil euros por empresa, para permitir a continuidade da atividade económica e preservar as capacidades produtivas e postos de trabalho.
Este apoio, cuja regulamentação foi publicada em Diário da República na sexta-feira passada, também faz parte do pacote de ajuda às empresas “Energia para Avançar”, apresentado a 15 de setembro, mas cuja aprovação oficial só resultou em Conselho de Ministros a 5 de janeiro.