apoio a projectos

IEFP: o maior beneficiário dos fundos europeus em Portugal

O Instituto do Emprego e Formação Profissional constitui o maior beneficiário do programa Portugal 2020, albergando 1,7 mil milhões de euros com destino à realização de 384 projetos, liderando uma lista que também inclui empresas e universidades.

Tendo como base os dados presentes no portal Mais Transparência, no seio dos projetos realizados pelo IEFP, com o apoio do Portugal 2020, estão incluídos os estágios da Iniciativa Emprego Jovem, com 71,9 milhões de euros, seguidos pela Iniciativa Emprego Jovem, com 47,6 milhões de euros, e finalmente, os estágios para jovens e apoios à contratação para adultos, com uma dotação de 47,5 e 45,9 milhões de euros, respetivamente.

Na esfera dos beneficiários com maior financiamento podemos distinguir ainda a Direção-Geral do Ensino Superior, com 660 milhões de euros; a Infraestruturas de Portugal com 599 milhões de euros; o Fundo Regional do Emprego, com 210 milhões de euros e a Secretaria Geral da Educação e Ciência, com 189 milhões de euros. Seguem-se a Universidade do Minho, com 171 milhões de euros; o Metro do Porto, com 137 milhões de euros; a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, com 104 milhões de euros e o Metropolitano de Lisboa, com 103 milhões de euros.

Apesar da vasta lista de entidades com financiamento superior a 100 milhões de euros, existe um grupo cujo montante não atingiu esse valor, que é o seguinte: Agência Portuguesa do Ambiente, com 94,1 milhões de euros; Instituto de Emprego da Madeira, com 78 milhões de euros; Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, com 69,2 milhões de euros; Turismo de Portugal, com 55,7 milhões de euros; IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, com 51,2 milhões de euros, e por fim, o IPMA- Instituto Português do Mar e da Atmosfera, com 36 milhões de euros.

O portal Mais Transparência inclui também uma lista de empresas que apresentaram projetos, mas não receberam qualquer financiamento, como por exemplo: Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano, Associação Regional dos Municípios do Vale do Távora, Águas do Alto Alentejo e Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima.

No que se refere ao número de projetos, a Universidade do Porto lidera com 664, sendo que podemos distinguir como exemplos, a Safe Cities, com 4,2 milhões de euros, a Cidadesust, com 3,5 milhões de euros e a Health4all, com 2,8 milhões de euros.

Em termos regionais, o Norte soma um total de 10,6 mil milhões de euros aprovados, seguido do Centro com 7,5 mil milhões de euros e pelo Alentejo com 3,2 mil milhões de euros.

O programa Portugal 2020, apresenta uma dotação global de 26 mil milhões de euros, sendo que os primeiros concursos no seu âmbito foram abertos em 2015.

Patrícia Neves

Partilhar

2021-12-17T14:59:15+00:00
Go to Top