Inteligência artificial: como ser infalível na tomada de decisão
A mudança constante da sociedade e consequentemente dos mercados exige uma maior consciencialização por parte dos gestores. Todos os dias assistimos à criação de diversas tecnologias com a finalidade de melhorar o processo produtivo, auxiliando ao crescimento do negócio. Demonstrar falta de interesse nas mesmas acarreta prejuízos não só da ordem económica, como também relativamente à competitividade perante os demais concorrentes.
O que é a Inteligência Artifical?
A Inteligência Artifical apresenta-se como um conjunto de algoritmos e protocolos, com o desígnio de permitir uma tomada de decisão de forma mais inteligente, através do recurso a operações que simulam o processo humano.
Atualmente muitas empresas observam a Inteligência Artificial como uma forma de melhorar a sua atuação no mercado e assim conquistar um espaço no mercado que permita o seu destaque perante os demais concorrentes.
Contudo, para que os algoritmos funcionem, os mesmos necessitam de contar com um grande volume de informações, possibilitando que estes encontrem padrões que auxiliem na tomada de decisão de forma automatizada. Além do grande volume de informações, os algoritmos também necessitam de instrumentos tecnológicos, como máquinas ou computadores, que garantam uma boa capacidade de processamento.
Relativamente à gestão de empresas, a Inteligência Artificial permite otimizar o processo produtivo da empresa, muito por força das decisões tomadas de uma forma mais rápida e com maior assertividade. O papel da Inteligência Artificial numa empresa pode estender-se desde áreas como o marketing e vendas, até aos recursos humanos e contabilidade, sem esquecer a importância no processo produtivo.
Benefícios da Inteligência Artificial na gestão de empresas
• Melhor entendimento do cliente: o maior segredo de uma empresa para aumentar as vendas prende-se com a leitura dos dados e nada melhor do que os sistemas de Inteligência Artificial para o fazerem de forma quase perfeita. Nenhum ser humano, nem mesmo o melhor empregado, seria capaz de processar a grande quantidade de dados necessária para retirar conclusões válidas e úteis sobre o perfil dos clientes. Recorrendo a um sistema de Inteligência Artificial é possível aos profissionais conhecerem melhor o seu perfil de cliente, identificando as suas preferências e antecipando os momentos de maior procura de determinado produto.
• Automatização de processos: costuma dizer-se no meio produtivo que tempo é dinheiro, certo? Em equipas reduzidas que tenham muito trabalho e poucos recursos para o fazer é necessária uma forma de agilizar os processos. Com o recurso a sistemas de Inteligência Artificial é possível automatizar tarefas demoradas e repetitivas, bem como processos mais suscetíveis à ocorrência de erro humano. Ao atribuírem estas tarefas à Inteligência Artificial, os colaboradores podem dedicar-se a outro tipo de tarefas tornando os fluxos de trabalho das equipas mais simples, culminando num aumento da produtividade das empresas.
• Redução dos custos operacionais: quando determinadas tarefas podem ser feitas de forma automatizada, assistimos a uma redução significativa dos custos operacionais, visto que, deixa de ser necessário destacar um colaborador para a realização de determinada tarefa.
• Auxilia na previsão do volume de negócio: com o recurso à análise de uma quantidade de dados grande e diversificada, é exequível antever alterações no mercado, bem como detetar qualquer mudança nos padrões de consumo do público. O poder prognosticador dos sistemas atuais de Inteligência Artificial permite às empresas saber com um elevado grau de exatidão quais os produtos com maior probabilidade de venda e quais os que provavelmente terão uma menor procura. Esta informação é essencial para qualquer empresa, nomeadamente no que diz respeito à gestão de stocks, evitando um desperdício de recursos. Um sistema de Inteligência Artificial também permite compreender o desempenho atual da atividade da empresa conseguindo prever a evolução dos seus resultados no futuro.
Desafios da Inteligência Artificial na gestão de empresas
Apesar de todos as vantagens que a Inteligência Artificial para a evolução dos modelos de negócios e das empresas, a mesma depara-se com um conjunto de desafios que podem colocar em causa o seu sucesso. Os desafios mais comuns são:
• A desconfiança dos colaboradores: a Inteligência Artificial é vista pelos trabalhadores como uma forma de substituição da mão de obra de trabalho, por uma forma mais barata de o realizar. Todavia, os colaboradores continuam a ter um papel importante e preponderante no desenvolvimento e crescimento da empresa, algo que deve ficar clarificado no início do processo de mudança de cultura para que o mesmo obtenha o sucesso desejado.
• Custos de aquisição ou desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial: com o recurso cada vez mais generalizado a esta tecnologia, os seus custos têm subido ao longo dos anos, encontrando-se demasiado elevados para as pequenas empresas. Não obstante, o problema tem sido contornado através de soluções em cloud, as quais permitem que organizações menores tenham acesso e possam usufruir dos benefícios deste tipo de inteligência para o desenvolvimento das suas atividades.
Aplicações da Inteligência Artificial nas Empresas
A forma como a Inteligência Artificial é aplicada numa empresa depende do modelo de negócio e dos objetivos que este sistema terá no seu processo. Estimativas apontam para que a Inteligência Artificial nas empresas será responsável por um aumento de 40% da produtividade nos próximos quinze anos. Algumas das aplicações já visíveis da Inteligência Artificial nas empresas são:
• Assistentes virtuais: as assistentes virtuais são atualmente um elemento fulcral em muitos escritórios, uma vez que conseguem fazer reconhecimento de voz, atender a pedidos e esclarecimentos, bem como realizar qualquer comando que lhe seja solicitado. Esta caraterística apresenta um potencial produtivo grande, pois uma assistente virtual pode marcar reuniões, realizar chamadas, organizar eventos em agendas virtuais, elaborar pesquisas necessárias para o exercício da profissão, entre muitas outras atividades. Este modelo de Inteligência Artificial evidencia o caráter cada vez mais tecnológico da sociedade moderna.
• Satisfação dos colaboradores: a pesquisa sobre a satisfação dos colaboradores, constitui um elemento tradicional e importante que permite avaliar o estado emocional dos profissionais por trabalharem na empresa, ou seja, o que estes sentem e pensam. Este elemento representa um papel importante na melhoria da empresa, pois permite perceber aos responsáveis o que pode e deve ser aperfeiçoado na mesma.
• Segurança: a Inteligência Artificial nas empresas representa um mecanismo de segurança fortemente confiável, podendo ser considerados neste contexto os ataques cibernéticos e até mesmo a proteção do ambiente físico da organização. Os sistemas de Inteligência Artificial possibilitam a identificação de tentativas de ataques virtuais, evitando que dados sigilosos da empresa sejam usurpados por terceiros. As câmaras de seguranças, equipadas com reconhecimento facial, permitem a identificação eficaz e rápida de criminosos captados em imagem.
• Integração entre equipas: no interior das empresas, a Inteligência Artificial funciona de forma eficiente como uma ferramenta de gestão de equipas através do recurso a plataformas e softwares de trabalho comuns. A Inteligência Artificial conecta dados, facilitando a troca de informações entre setores, culminando numa execução das tarefas de forma mais precisa. Também possibilita aos líderes das empresas acompanharem todo o processo produtivo, identificando quais os profissionais que estão a desempenhar as suas funções de forma mais ativa.
• Recrutamento e seleção: os processos de recrutamento exigem uma elevada dedicação por parte do departamento dos Recursos Humanos da empresa. A Inteligência Artificial permite mudar o panorama dos processos de recrutamento, escolhendo o melhor candidato, tendo por base todas as informações acerca do mesmo e da empresa, assim como a forma como este se iria integrar no ambiente da empresa. Este sistema permite que a empresa esteja preparada para lidar com um elevado número de currículos, ao mesmo tempo, que possibilita que esta contrate de forma mais efetiva e correta.
É passível de observar que empresas com cultura tradicionalmente inovadora como a Apple e o Google, investem grande parte dos seus recursos na Inteligência Artificial. O Siri, da Apple, e o Google now, do Google são exemplos de sistemas que reconhecem comandos por voz, fornecendo aos seus utilizadores resultados precisos e concretos.
Uma utilização consciente da Inteligência Artificial na gestão de empresas possibilita a que estas entrem na nova era da tecnologia do mercado empresarial, ao mesmo tempo que se tem mostrado indispensável para o futuro das mesmas.
No futuro será possível verificar o aumento do número de empresas a apostarem na Inteligência Artificial como estratégia principal de crescimento.
A grande questão relativamente a este tipo de tecnologia é a de até que ponto, apesar de todas as suas vantagens, a Inteligência Artificial não irá modificar de forma definitiva o modo de gerir uma empresa.
Esperaremos para ver como decorrerá o futuro, agora que os “dados já estão lançados”.