A era do Marketing de Influência: um reinado em crescimento
A aposta numa estratégia de marketing eficiente por parte de uma empresa, constituí um elemento principal para o seu crescimento e consequente supremacia perante os demais concorrentes. Aliando esta necessidade com o crescente desenvolvimento das novas tecnologias, estão reunidas as condições que permitem a adoção de uma estratégia de marketing que aproxime as empresas do público. O avanço da pandemia e a conseguinte demanda de isolamento social, levaram a que as pessoas tornassem os seus hábitos mais digitais, apresentando às empresas a necessidade de estas se digitalizarem para continuarem a funcionar da mesma forma. A sinergia entre o marketing e as novas tecnologias deu origem ao conceito de Marketing de Influência.
O que é o Marketing de Influência?
O Marketing de Influência apresenta-se como uma vertente do marketing, a qual utiliza as plataformas digitais, como Instagram, Youtube, TikTok e Linkedln, para almejar os seus objetivos. Esta abordagem consiste na realização de ações focadas em cidadãos que exerçam qualquer forma de influência ou liderança sobre potenciais clientes de determinada marca. Neste contexto os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma marca em detrimento das restantes no mercado, sendo que este facto acontece devido à relação de confiança que os influenciadores estabelecem com o seu público.
Um dos elementos mais importantes desta estratégia de marketing são os influenciadores digitais, dependendo o sucesso da implementação da estratégia destes elementos. Um influenciador digital define-se como um indivíduo que utiliza uma rede social com a finalidade de expressar opiniões e análises sobre determinada pessoa, produto ou marca, através do recurso a publicações de texto ou vídeo online.
Vantagens do Marketing de Influência
A implementação de uma estratégia de Marketing de Influência possibilita o crescimento de uma empresa ou marca, bem como o reforço da sua imagem perante o público. Algumas das principais vantagens que advêm da adoção do Marketing de Influência são:
• Aumento da confiança na marca: neste âmbito a utilização de influenciadores pode aumentar as vendas da marca, assim como reforçar os valores, imagem e história da empresa, permitindo uma melhor perceção da marca perante o público. O alcance destes objetivos depende essencialmente da credibilidade do influenciador diante do público;
• Utilização generalizada independente do grupo: por ocasião de existirem cada vez mais pessoas a utilizarem as redes sociais com a finalidade de produzir conteúdos, podemos observar uma variedade de influenciadores dedicados a temáticas diversas, o que culmina numa maior abrangência de grupos;
• Alcançar o público de uma forma mais concreta e eficaz: os influenciadores produzem conteúdo específico e direcionado para o público-alvo da empresa ou marca, o que contribui para que a mensagem alcance a audiência pretendida de uma forma mais eficaz;
• Origina um grupo de clientes mais exclusivo: uma vantagem importante e fundamental da adoção de uma estratégia de Marketing de Influência prende-se com o facto de esta conquistar um grupo de clientes mais restrito para a marca. Um vasto número de estudos realizados no âmbito do marketing concluí que a adoção de uma estratégia de Marketing de Influência representa a forma ideal de almejar um leque de clientes mais exclusivo.
Etapas da implementação de uma estratégia de Marketing de Influência
Apesar de todas as vantagens que a adoção de uma estratégia de Marketing de Influência representa para uma empresa ou marca, a mesma deve ser implementada de uma forma sustentada de modo a assegurar o seu sucesso. Seguidamente iremos descobrir algumas das etapas que permitem a implementação desta abordagem numa empresa de forma consciente:
• Definir o objetivo da estratégia: o sucesso decorrente da implementação da ação depende dos objetivos pré-estabelecidos pela empresa ou marca em questão. De entre as várias metas estão o aumento das vendas, a angariação de novos clientes, a divulgação de um novo produto ou serviço, ou mesmo apenas dar a conhecer a marca ao público. Ao se estabelecer os objetivos de forma concreta é possível direcionar os esforços de maneira mais assertiva e assim obter melhores resultados;
• Importância de conhecer o público-alvo: um melhor conhecimento do público-alvo da estratégia, permite perceber quais os conteúdos e plataformas digitais que estão de acordo com as suas preferências. Com um melhor conhecimento destes fatores é possível escolher de forma mais concisa o influenciador que melhor pode concretizar os objetivos pretendidos pela empresa ou marca;
• Escolher o influenciador que melhor cumpre os desígnios pretendidos: para se realizar uma escolha adequada do influenciador para implementar esta estratégia de marketing deve considerar-se as caraterísticas evidenciadas por este, assim como o seu estilo de vida, procurando perceber se estes se encontram alinhados com o perfil da empresa e com os objetivos da implementação desta estratégia. Estes fatores devem ser considerados em detrimento de outros como o número de pessoas que seguem o influenciador o que pode dar uma ideia errónea sobre o relacionamento que estabelece com a sua audiência.
• Delinear de forma concreta todos os termos do acordo de parceria: o passo seguinte à escolha do influenciador consiste na negociação dos termos da parceria, os quais podem ser acordados com o próprio criador de conteúdos ou com a agência que o representa. Pelo fato de se tratar de uma relação profissional é fundamental a realização de um contrato onde estejam presentes todos os elementos acordados relativamente à parceria, como por exemplo: o pagamento pelos serviços prestados, o qual pode ser realizado através de dinheiro ou produtos, assim como, a forma de produção do conteúdo, ou seja, se o influenciador tem liberdade ou se terá de seguir diretrizes rigorosas sobre o conteúdo a publicar.
Dados recentes comprovam o crescimento do Marketing de Influência em cerca de 64% durante a pandemia, o que comprova o investimento cada vez mais forte das marcas em personalidades da Internet, fruto também da generalização da utilização das redes sociais com que nos deparamos, com o desígnio de fazer chegar os seus produtos a novos clientes de forma mais precisa. Um dos elementos mais importantes que asseguram o sucesso da implementação da estratégia de Marketing de Influência prende-se com a liberdade fornecida aos influenciadores para utilizarem a forma mais conveniente de apresentarem determinado produto ao público.
Apesar da forte popularidade que esta estratégia já ostenta atualmente, prevê-se que o seu crescimento será exponencial no futuro, não existindo sinais que possam indicar uma possível diminuição. Este crescimento considerável deve-se essencialmente ao desenvolvimento contínuo de plataformas de redes sociais, assim como, o surgimento de novas plataformas, sendo a mais recente o TikTok, que possibilitam novas oportunidades para o estabelecimento de parcerias entre empresas ou marcas e influenciadores.
Não obstante, ao surgimento de novas plataformas digitais, o Instagram representa a rede social eleita pelos influenciadores para realizarem a sua tarefa e os Instagram Stories constituem o formato preferido. A grande afluência às redes sociais devido ao Marketing de Influência gera lucros não só para as marcas e influenciadores, como também para as entidades empresariais que detém as redes sociais.
O aumento da importância das redes sociais no nosso quotidiano contribuiu de forma significativa para o crescimento do Marketing de Influência, na medida em que, quando acedemos, por exemplo ao Instagram é comum assistirmos a publicações de um influenciador a apresentar determinado produto, ou marca, através de vídeos ou textos onde relatam a sua experiência com este. Seguidamente, quem lê ou visiona esses conteúdos fica curioso relativamente ao produto e como o influenciador transmitiu confiança em relação a este, o utilizador irá avançar para a compra do produto, evidenciando assim a implementação positiva da estratégia de Marketing de Influência.
Atualmente, todas as empresas devem possuir uma estratégia de marketing credível e sustentada, representando esta um elemento de primazia perante os demais concorrentes no mercado. O desenvolvimento constante das novas tecnologias, mais especificamente das redes sociais, coadjuvou a ascensão do Marketing de Influência, cujo crescimento acontece a par com o das redes sociais. A aposta nesta abordagem de marketing pode ser entendida como uma forma de investimento das empresas na inovação produtiva, assim como, a sua melhor integração no contexto de mercado atual, o qual se baseia consubstancialmente no poder das novas tecnologias e das redes sociais na sociedade.