Comunicação empresarial eficiente: o alicerce do sucesso da sua empresa
A sustentabilidade de uma empresa ou negócio é constantemente ameaçada, sendo que, para garantir a sua continuidade no futuro, torna-se preponderante a implementação de uma comunicação empresarial eficaz. A comunicação empresarial no âmbito da gestão de empresas funciona como um elo de ligação entre os vários elementos da entidade empresarial, desde gestores a colaboradores, contribuindo assim, para uma maior coesão do grupo de trabalho, o que culminará num aumento exponencial da produtividade. Além disto, a implementação de uma estratégia de comunicação empresarial numa empresa atua como um elemento modelador da imagem da organização empresarial para o público, funcionando como uma forma de influência da opinião deste.
O que é a Comunicação Empresarial?
O termo comunicação empresarial define-se como qualquer processo comunicacional que estabeleça uma relação entre a entidade empresarial e o público, quer seja de cariz externo ou interno.
A comunicação empresarial pode ser utilizada para transmitir informações e para melhorar a imagem da empresa, a qual pode ser comummente prejudicada pelos obstáculos inerentes ao mercado.
Uma estratégia de comunicação empresarial eficiente também propicia a existência de um relacionamento próximo entre a organização empresarial e o público, o que irá contribuir para a empresa alcançar melhores resultados produtivos.
O surgimento das novas tecnologias, bem como, o aumento da concorrência em todos os setores do mercado, conduziu a uma transformação da comunicação empresarial, tornando-a mais criativa, simples e eficiente. Um exemplo desta alteração do paradigma da comunicação empresarial são os vídeos.
No processo de comunicação empresarial encontram-se envolvidos profissionais oriundos de vários ramos da área da comunicação, como por exemplo, jornalistas, publicitários, relações públicas e, principalmente, os gestores e pessoas estratégicas da empresa. A contribuição de todos estes elementos irá permitir a implementação positiva e eficaz de uma estratégia de comunicação empresarial.
Desafios da comunicação empresarial
Quando nos deparamos com o processo de comunicação empresarial, consideramos que estamos perante um processo linear, contudo isto não se verifica, na medida em que, existe um conjunto de obstáculos de ordem física e pessoal, que prejudicam a implementação positiva de uma estratégia de comunicação empresarial numa empresa. Seguidamente iremos conhecer alguns dos principais desafios inerentes à implementação de uma estratégia de comunicação empresarial numa entidade empresarial.
• Obstáculos semânticos
- As barreiras semânticas ocorrem quando alguém tenta transmitir uma mensagem a outra pessoa ou grupo numa linguagem que não é comummente utilizada por estes. Para evitar este tipo de obstáculo no âmbito da comunicação empresarial, torna-se preponderante que o emissor possua todas as informações e elementos que lhe permitam conhecer o público-alvo da sua mensagem, possibilitando a adaptação desta para que seja compreendida de forma fácil e eficaz;
• Obstáculos de natureza psicológica e pessoal:
- Esta tipologia de barreira ao processo de comunicação empresarial tem origem em fatores intrínsecos às pessoas e aos seus sentimentos, preconceitos e personalidade. Um exemplo de barreira pessoal é o seguinte: quando uma pessoa vai trabalhar estando de mau humor, não conseguindo aceitar de forma positiva, opiniões exteriores, bem como ordens. Este tipo de barreiras inerentes à implementação de uma estratégia de comunicação empresarial, constituem aquelas cujas eliminações são mais difíceis, uma vez que dependem apenas da própria pessoa para existirem ou não. Por seu lado, as barreiras psicológicas na esfera da comunicação empresarial relacionam-se essencialmente com os preconceitos e os sentimentos de uma pessoa em relação a outra ou a um grupo. Para evitar este tipo de barreira na comunicação empresarial, torna-se fundamental que em cada grupo de trabalho todos tenham conhecimento do trabalho dos demais, com o desígnio de promover a integração igualitária de todos os elementos da organização empresarial.
• Obstáculos físicos e geográficos:
- Esta categoria de barreiras à comunicação empresarial abrange a distância, interrupções, ruídos, assim como dificuldades de deslocamento, ocorrendo geralmente em empresas com atividade em mais do que uma cidade ou país, ou onde os colaboradores precisem de viajar constantemente.
Vantagens da implementação de uma estratégia de comunicação empresarial numa empresa
A comunicação empresarial, além de desenvolver a componente humana da organização empresarial, também apresenta vantagens a diferentes níveis, como por exemplo:
• Evita a propagação de rumores e informações erróneas: a transparência das informações da empresa, estando a sua acessibilidade ao alcance de todos os colaboradores, contribui para que todos se sintam mais envolvidos no processo produtivo, evitando a existência de rumores prejudiciais ao desenvolvimento da atividade produtiva;
• Incrementa o sentimento de pertença dos colaboradores: a implementação de uma estratégia de comunicação empresarial verdadeira e eficaz com os colaboradores, propicia a que estes se sintam mais importantes e reconhecidos como elementos preponderantes no decurso do processo produtivo;
• Aumenta o espaço para dúvidas e sugestões: os colaboradores, ao sentirem-se mais importantes e valorizados irão ter mais liberdade para expor as suas dúvidas, assim como, fornecer sugestões de melhoria da empresa como um todo;
• Incremento dos valores da produtividade: numa empresa, na qual os colaboradores entendem as responsabilidades dos pares e trabalham para garantir o crescimento e sustentabilidade da empresa, os valores da produtividade irão aumentar exponencialmente. Deste modo, é possível concluir que a aposta na implementação de uma estratégia de comunicação empresarial representa uma forma de manter o grupo de trabalho motivado, produtivo e alinhado em torno de um objetivo comum.
A implementação de uma estratégia de comunicação empresarial numa empresa destina-se essencialmente a:
- Público interno, ou seja, aos colaboradores da entidade empresarial;
-Público externo, estando neste contexto incluída a sociedade e os consumidores, sendo este o segmento da comunicação empresarial mais difícil de trabalhar, uma vez que estamos perante a conjugação de diferentes caraterísticas e especificidades;
- Autoridades e sindicatos, na medida em que, uma empresa necessita de comunicar com as autoridades, o governo, bem como, outros órgãos como os sindicatos de trabalhadores.
A aposta numa estratégia de comunicação empresarial, constitui um elemento de inovação produtiva das organizações empresariais com o desígnio de almejar a supremacia perante os demais concorrentes no mercado. Além disto, o processo de comunicação empresarial também representa um fator de investimento da empresa no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.
Patrícia Neves