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O clima de pressão distintivo do meio empresarial, derivado de um mercado onde a qualidade e rapidez são fatores essenciais, coloca problemas e questões de cariz diversificado à gestão de empresas. Produtos e projetos que poderiam ser pensados e produzidos com tempo, de modo a preservar a qualidade, têm agora de ser produzidos em menos tempos, mas com a mesma qualidade. Estes desafios colocam não só pressão sobre os gestores, como também dos trabalhadores, o que terá consequências nos seus desempenhos profissionais, bem como nas suas famílias. Com a finalidade de fazer face a um mercado em constante mudança e dotar as empresas de instrumentos para a adaptação a estas surgiu o conceito de coaching empresarial.
O que é o coaching empresarial?
O coaching empresarial define-se como uma modalidade do coaching, vocacionada para os empresários, com o objetivo de ajudar a desenvolver competências que permitam executar um trabalho de alto desempenho em contexto empresarial. Estas competências relacionam-se com áreas como:
– a gestão de conflitos;
– a melhoria da comunicação;
– a inovação produtiva como forma de superar a concorrência;
– o aumento de vendas;
– a facilidade de mudanças;
– a capacidade de manter clientes para toda a vida.
Esta modalidade opera através da aplicação de técnicas e exercícios que asseguram uma evolução sustentada do funcionário em concordância com a empresa, ou seja, o coaching empresarial irá contribuir para que cada colaborador compreenda a sua missão no seio da empresa. O coaching empresarial irá funcionar como um investimento por parte da empresa no colaborador de modo a que este prospere em termos produtivos.
Contudo, o coaching empresarial não está apenas relacionado com a vida profissional do colaborador, visto que, muitas das técnicas aplicadas irão ajudar também na vida pessoal, como por exemplo, a melhoria da relação com a sua própria família, ou a gestão mais eficaz do seu tempo.
Coaching empresarial: como fazer?
A aplicação desta modalidade está dependente de um coach certificado, o qual deve ser formado nas competências a transmitir.
Numa sessão de coaching, o coach geralmente procede a um conjunto de perguntas assertivas e exercícios práticos, como interpretação de imagens ou brainstorming com o objetivo de detetar soluções e elaborar planos de acordo com as necessidades de cada um. Estes exercícios têm como finalidade máxima identificar as metas a alcançar para que cada colaborador consiga adquirir as competências que lhe estavam em falta. As sessões de coaching baseiam-se nas limitações que cada colaborador sente, as quais poderão ser alteradas por cada um, através de processos criativos de exposição compreensiva.
Geralmente os projetos de coaching, encontram-se divididos em três partes: mentoring, coaching e consultadoria, de forma a facilitar a identificação dos desafios e possíveis caminhos para almejar o objetivo final.
Cada empresa escolhe o programa e metodologia mais adequada aos objetivos, sendo que a sua duração depende da dimensão da empresa e dos problemas que a mesma apresenta. O investimento no coaching empresarial, pode ser considerado como um incentivo aos colaboradores para se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente, sendo que o seu desenvolvimento será um fator primordial no crescimento sustentado da empresa.
Em Portugal, existem cada vez mais cursos vocacionados para o coaching, os quais têm vindo a ter uma maior popularidade ao longo dos anos existindo cada vez mais pessoas a frequentá-los. Através de uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar instituições e coach certificados que oferecem serviços de coaching empresarial.
Tipos de coaching empresarial e respetivos benefícios
• Coaching sistémico
O coaching sistémico considera a pessoa não como um elemento isolado, mas sim como uma parte integrante de um sistema, constituído por vários sistemas e subsistemas, os quais se encontram interrelacionados entre si. Isto quer dizer que todas as ações que um individuo realiza têm repercussões diretas que provocam mudanças no seu ambiente.
No âmbito empresarial, esta modalidade de coaching entende a empresa como um sistema de elementos interligados entre si, no qual cada ação de qualquer um dos trabalhadores terá consequências diretas nos restantes e na própria empresa.
• Coaching cognitivo
Este modelo de coaching trabalha os processos mentais através dos quais as pessoas adquirem ou transmitem conhecimento, ou seja, a memória, a comunicação, a perceção, ou mesmo a criatividade. O seu objetivo primordial prende-se com ajudar as pessoas a desenvolverem competências que lhes permitam ultrapassar problemas práticos, melhorando o seu desempenho de uma forma mais eficaz.
O coaching cognitivo pretende modificar as formas de atuar inconscientes que fazem com que as pessoas ajam de forma negativa perante uma adversidade, fornecendo-lhes ferramentas para que expressem um comportamento positivo perante estas.
• Coaching ontológico
Esta vertente do coaching considera que a maneira como as pessoas estruturam o seu pensamento e comunicam entre si pode contribuir para a conceção de diferentes perceções do mundo. Deste modo, o objetivo deste tipo de coaching prende-se com a melhoria da forma como os indivíduos se expressam.
O coaching ontológico propõe-se a otimizar e potenciar os processos e ferramentas linguísticas utilizadas pelos indivíduos, tendo como base conversas e perguntas que favoreçam a mudança na forma como os indivíduos se relacionam com e no seio do seu ambiente. Procura-se assim repensar a forma de interpretar a realidade e os padrões habituais de conduta e aprendizagem, com o objetivo de ajudar os trabalhadores a serem mais conscientes das suas capacidades e atitudes e, assim, poderem almejar de maneira mais eficaz os seus objetivos.
• Coaching coercivo
Esta categoria de coaching gera maior discórdia, visto que tem como finalidade gerar mudanças nas pessoas através do recurso a técnicas de alto impacto emocional. O coaching coercivo recorre a técnicas vivenciais de alto impacto, como por exemplo, caminhar sobre brasas ou cristais, bem como outros tipos de experiências extremas de superação de medos e inseguranças. Uma das críticas mais habituais a este tipo de coaching relaciona-se com o facto de utilizarem técnicas de manipulação, considerados como pouco éticas.
• Coaching Programação Neurolinguística (PNL)
Este tipo de coaching assenta na Programação Neurolinguística para analisar a forma como a pessoa interpreta a realidade como ponto de partida para modificar determinadas condutas. A Programação Neurolinguística defende que todas as experiências vividas ao longo dos anos modificam e moldam os nossos padrões de pensamento e a forma como os encaramos configura a nossa forma de pensar e atuar.
O coaching Programação Neurolinguística tem como objetivo detetar os padrões subconscientes que nos fazem agir de forma negativa perante determinada situação, como por exemplo, medos ou ansiedades e posteriormente melhorar estes padrões de conduta criando novas estruturas mentais que ajudem a alcançar os objetivos.
• Coaching com Inteligência emocional
Esta vertente do coaching utiliza como método de atuação os princípios da Inteligência Emocional propostos por Daniel Goleman, o qual considerava que a gestão das emoções representava um elemento imprescindível para alcançar o desenvolvimento pessoal.
O conceito de Inteligência Emocional tem vindo a desenvolver-se ao longo dos anos, aumentando a sua relevância. Os seus princípios baseiam-se no autoconhecimento e na forma adequada de entender que as emoções têm um papel fundamental aquando da tomada de decisão.
O coaching com Inteligência Emocional tem como principal objetivo ajudar a gerir de forma adequada as emoções, com a finalidade de melhorar a saúde psicológica evitando problemas que prejudicam o rendimento produtivo como o stress.
Por meio dos diferentes tipos de coaching empresarial, as empresas procuram melhorar o rendimento pessoas dos seus trabalhadores, conseguindo assim repercussões positivas a nível laboral, como o aumento da motivação, fidelidade e coesão das suas equipas.
O tipo de coaching empresarial a utilizar por cada empresa depende dos objetivos e problemas que apresentam, sendo que todos os tipos se complementam de certa forma entre si com a finalidade de melhorar o desempenho produtivo da empresa.
São ferramentas como esta que ajudam a formar líderes de empresas mais capazes de enfrentar as dificuldades da atividade produtiva, bem como do mercado onde se inserem, ao mesmo tempo que conseguem gerir os recursos humanos de forma mais eficaz, trabalhando todos para o mesmo objetivo.