Empresa portuguesa desenvolve app para optimizar trabalho híbrido
A Natixis Portugal desenvolveu uma aplicação que permite aos colaboradores que trabalham em regime híbrido optimizar as suas tarefas. A Anywhere permite registar tarefas em trabalho remoto, planear idas ao escritório, pesquisar informação e contactos de colegas e consultar mapas das diversas áreas do edifício. Desenvolvida no Centro de Excelência da Natixis Portugal, no Porto, a plataforma já é utilizada por mais de 40 mil colaboradores em 22 países, 56 cidades e 109 escritórios.
A aplicação web nasceu da necessidade em gerir os fluxos internos e concentrar toda a informação da empresa, facilitando a sua consulta por parte dos colaboradores e dos próprios gestores de recursos humanos. A app pode ser utilizada a partir de um computador ou smartphone. “Esta ferramenta favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa, o que consideramos essencial para continuar a criar, a partir do Porto, as melhores soluções para o Groupe BPCE e a fazer crescer o projeto da Natixis em Portugal”, explicou Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, num comunicado sobre o lançamento da aplicação.
Desenvolvimento da app marcou a transição para trabalho remoto
O desenvolvimento da aplicação Anywhere teve início durante a pandemia com a implementação do modelo de trabalho remoto e mostrou-se uma ferramenta essencial na organização e gestão da empresa. “Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial”, acrescenta.
Reduzir o desperdício alimentar
Para além de facilitar a gestão e os fluxos de trabalho dos colaboradores em regime híbrido, a plataforma permite ainda reduzir o desperdício alimentar nas cantinas da empresa. Uma vez que é possível para os colaboradores gerir e planear as suas idas ao escritório através da app, a empresa tem a capacidade de controlar assim o número de refeições tendo em conta o número de colaboradores presentes no escritório durante a semana. “Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”, explica Marcelo Costa, tech lead na Natixis em Portugal.