Endomarketing: a vertente do marketing que se preocupa com os colaboradores

A mudança constante dos mercados e a exigência que estes apresentam para as empresas, contribui para que os trabalhadores se sintam pressionados e desmotivados. Para atenuar estes fatores surge o conceito de Endomarketing, o qual tem assumido um papel crescente e fundamental, focando-se essencialmente no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, fator preponderante quando falamos de atrair e reter talento. Além da preocupação com os trabalhadores, o Endomarketing também tem como objetivo melhorar a imagem de uma empresa para o público, a qual pode ficar prejudicada devido a várias circunstâncias.

O que é o Endomarketing?

O conceito de Endomarketing constitui uma vertente do marketing tradicional, essencialmente direcionada para ações no interior da empresa, tendo como público-alvo os colaboradores. A sua ascensão tem vindo a ser fortemente denotada, muito por força do momento em que vivemos, no qual os colaboradores procuram um trabalho que lhes dê significado e propósito. A necessidade emergente de retenção de talento, assim como a mudança que a entrada das novas gerações no mercado de trabalho está a originar comprovam a relevância do Endomarketing como política a adotar por uma empresa.

Este conceito envolve um conjunto de ações vocacionadas para a motivação, o reconhecimento, o incentivo à formação profissional e por fim para a união em redor do mesmo objetivo. Desta forma, o Endomarketing deve ser planeado e executado conjuntamente pelas áreas do Marketing e de Recursos Humanos de uma empresa. O motivo que torna estas áreas preponderantes para a implementação desta estratégia prende-se com o facto de o Marketing se apresentar mais preparado em termos de recursos para planear ações estratégicas direcionadas para públicos variados e pela razão dos Recursos Humanos constituírem uma área de contacto frequente entre funcionários, bem como o reconhecimento das necessidades por estes demonstradas.

O investimento nesta estratégia de Marketing representa uma importância preponderante para uma empresa pois os colaboradores representam uma fonte de influência acerca desta, tornando-os mais aptos para dar a sua opinião e influenciar os demais sobre os produtos e marcas em geral.

Tendo como base todas estas informações é possível concluir que os colaboradores de uma empresa são os melhores embaixadores desta, por isso é fundamental a adoção de uma estratégia que garanta que estes estão em concordância com os métodos e decisões aplicadas, ao mesmo tempo que os mantém motivados e focados em redor do mesmo objetivo.

Objetivos do Endomarketing

Os desígnios desta estratégia de marketing estão essencialmente relacionados com a motivação e retenção de colaboradores, assim como o alinhamento dos objetivos destes com os da empresa. Seguidamente iremos distinguir alguns dos objetivos específicos do Endomarketing:

• Comunicação efetiva: o fundamento primordial do Endomarketing prende-se com a atratividade. Para isto é necessário tornar as informações estratégicas da empresa em algo que os colaboradores ambicionem conhecer. Além de tornar esta categoria de informações acessíveis aos colaboradores, é necessário que estas se encontrem à vista de todos e não escondidas em algum local;

• Reunir todos os colaboradores em redor do mesmo objetivo: todas as empresas possuem um plano estratégico específico, contudo o que irá definir o sucesso do mesmo será o compromisso dos colaboradores relativamente a este. Torna-se assim fundamental unir todos os trabalhadores, alinhando os seus objetivos com os presentes no plano estratégico da empresa, de modo a assegurar a implementação positiva do plano, bem como, o alcance de melhores resultados por parte da entidade patronal;

• Aposta na Cultura Organizacional: a cultura organizacional apresenta os princípios que constituem a identidade de uma empresa, exercendo uma importância fundamental no funcionamento desta. Esta categoria de cultura deve ser acessível a todos os colaboradores, independentemente do cargo ou função desempenhada no processo produtivo. Todas as informações relativamente à cultura organizacional devem ser divulgadas de forma eficaz e concreta para que todos estejam alinhados com os desígnios que a empresa pretende almejar;

• Implementação de uma Cultura de Transparência: a troca de informações constante permite ordenar objetivos e valores a serem decididos estrategicamente por uma empresa, assim como a promoção de uma boa comunicação, o que constitui um elemento importante no funcionamento de um ambiente empresarial. A confiança dada ao colaborador, através do fornecimento de informações sobre a estratégia da empresa a este, estimula o seu sentimento de pertença a um grupo empresarial, facilitando o desenvolvimento de uma cultura de inovação na empresa;

• Estimular a integração de todos os elementos do tecido empresarial: uma aposta mais veemente na comunicação, constitui um fator importante de integração dos membros da empresa, através de um nível de colaboração mais elevado entre estes;

• Promover uma cultura de reconhecimento de mérito do colaborador: a exibição de bons trabalhos individuais ou de equipas permite influenciar o comportamento de um trabalhador, na medida em que, estimula a sua motivação e crença de que pode elaborar um trabalho semelhante ao apresentado;

• Melhorar o Clima Organizacional: a adoção de uma comunicação mais transparente e acessível a todos, permite a eliminação de todos os fatores externos que podem prejudicar o decurso do processo produtivo;

• Ostentar os benefícios da empresa: a apresentação dos benefícios que uma empresa pode oferecer aos seus colaboradores constitui um elemento diferencial estratégico, relativamente à retenção e atração de novos talentos, dois dos desígnios primordiais da adoção de uma estratégia de Endomarketing;

• Apresentar aos seus colaboradores planos de desenvolvimento profissional: um dos princípios mais importantes que move um individuo atualmente prende-se com a ambição de desenvolver o seu potencial de crescimento a nível profissional. A implementação de um plano de desenvolvimento profissional para os colaboradores, permite a motivação dos mesmos, funcionando como um investimento da empresa na sua capacitação profissional.

Benefícios do Endomarketing para as empresas

No mundo empresarial, um modelo de negócio não é viável sem a presença dos colaboradores, deste modo é extremamente importante para as empresas investirem nestes. O sucesso de uma empresa depende do rendimento produtivo dos seus trabalhadores, por esta razão, quando estes se encontram motivados e em concordância com os objetivos a que a empresa se propõe, é possível visionar um aumento exponencial da produtividade, bem como uma melhor imagem da empresa para o exterior.

Os benefícios do Endomarketing para as empresas centram-se essencialmente na melhoria de resultados produtivos, assim como a diferenciação perante os demais concorrentes no contexto do mercado em que estão inseridas. O aumento da capacidade de retenção de talento também beneficia da adoção de uma estratégia de Endomarketing.

Exemplos de ações de Endomarketing

Todas as empresas apresentam perfis diferenciados, por esse facto a ação da estratégia de Endomarketing a adotar depende essencialmente do público-alvo e consequente adaptação a este. Alguns exemplos de ações de Endomarketing são:

• Ações de capacitação profissional: neste contexto estão inseridas as palestras, as formações e treinos de desenvolvimento profissional, assim como a conquista de certificações profissionais;
• Ações de reconhecimento de mérito: neste âmbito inclui-se a apresentação de casos de sucesso internos, o reconhecimento de mérito dos colaboradores e por fim, a implementação de programas de bonificação por desempenho;
• Ações que promovam a integração: nesta conjuntura prevê-se a organização de eventos, comemorações e demais momentos que promovam a troca de experiências e de conhecimentos;
• Ações de promoção do espírito de comunidade: neste enquadramento vaticina-se a integração dos colaboradores em atividades como o voluntariado, doação de sangue, angariação de doações e demais ações de cariz solidário;
• Ações de evolução na carreira: um dos elementos mais importantes relativamente à motivação dos trabalhadores prende-se com as suas ambições em termos de desenvolvimento profissional. Deste modo, pretende-se estimular os colaboradores a elaborarem um plano de carreira sólido, o qual seja do conhecimento de todos, de forma a assegurar a coesão do grupo de trabalho.

O Endomarketing procura assegurar o bem-estar e motivação dos colaboradores, os elementos preponderantes para o processo produtivo, pois sem eles, dificilmente este conseguia ser realizado conforme as demandas do mercado empresarial. As estratégias de Endomarketing têm origem diversificada, sendo que a ação estratégica escolhida deve ter por base os objetivos que a empresa pretende almejar com a sua implementação, assim como, o perfil dos colaboradores pertencentes a esta. Apesar de todas as ações diferenciadas, o desígnio destas é semelhante, pois pretendem promover a satisfação, compromisso e envolvimento de todos os colaboradores, para que se sintam mais realizados.

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2021-07-23T20:06:37+01:00
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