Marketing Digital e Gestão de empresas: a importância de um alinhamento harmonioso
Os alicerces do sucesso de uma empresa, centram-se na sua gestão sustentável e na divulgação ampla dos seus bens e serviços. Como vivemos numa era dominada pelas novas tecnologias, estas representam a melhor forma de uma empresa se apresentar ao público. Uma gestão eficiente de uma empresa não representa benefícios se esta não for vista pelo público, visto que, um alinhamento forte de ambos os setores possibilita um crescimento sustentável da empresa. Desta necessidade de maior visibilidade surge o conceito de Marketing Digital.
O que é o Marketing Digital?
O conceito de Marketing Digital define-se como um conjunto de ações de comunicação, através da utilização de meios digitais, com o objetivo de divulgar e comercializar os produtos e serviços de uma marca ou empresa, possibilitando a atração de novos clientes. O Marketing Digital permite chegar aos consumidores de forma mais relevante, personalizada e eficiente.
Esta vertente do Marketing, constitui um instrumento que permite construir uma audiência qualificada para cada marca ou empresa, tendo um investimento mais baixo quando comparado ao Marketing Tradicional e proporcionando resultados reais e mensuráveis.
Devido à Internet e à globalização, atualmente a grande maioria da população mundial tem acesso à informação de forma instantânea, independentemente da sua localização e espaço temporal, através do recurso a computadores, tablets ou telemóveis.
A grande questão que os gestores das empresas ainda não compreenderam consiste no papel das redes sociais como fatores influenciadores para a imagem dos seus negócios. Ou seja, os comentários e recomendações de consumidores de uma empresa nas redes sociais, constituem um elemento de maior credibilidade do que os relatos de gestores e diretores.
Seis vantagens do Marketing Digital para as empresas
1. Garantir uma presença forte da empresa na Internet;
2. Construir uma audiência qualificada;
3. Falar com o público certo de forma instantânea;
4. Inovação perante a concorrência;
5. Necessidade de baixo investimento aquando do seu início;
6. Analisar os resultados com precisão.
Importância de uma boa estratégia de Marketing Digital para o crescimento de uma empresa
Através dos canais digitais de comunicação e redes sociais, os clientes satisfeitos com o produto ou serviço da empresa, irão elogiar e publicar comentários positivos acerca das suas experiências. Os comentários positivos irão conduzir novos consumidores para a empresa, quer por curiosidade acerca do produto, ou mesmo por se tratar de um produto do qual necessitavam, mas que tinham dúvidas onde o poderiam adquirir com qualidade. Outra vantagem dos comentários positivos prende-se com a eventualidade de a empresa desenvolver um relacionamento longo e duradouro com os seus novos e atuais clientes.
Todavia, apesar das vantagens positivas que os comentários de consumidores nas redes sociais apresentam, também pode acontecer o contrário. Os clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da empresa, por meio da publicação de comentários de cariz pejorativo e difamatório, caso tenham sido afetados de forma negativa pelos produtos ou serviços provenientes da empresa.
Estratégias de Marketing Digital
A implementação de uma estratégia de Marketing Digital numa empresa, depende de um plano de marketing previamente concebido, o qual apresenta os objetivos que a empresa pretende almejar. Existem várias estratégias de Marketing Digital, sendo que algumas das mais importantes são: Inbound Marketing, Marketing nas Redes Sociais, Email Marketing e Marketing de Conteúdo.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing, comummente conhecido como marketing de atração, consiste numa forma de publicidade, com recurso à utilização de meios digitais como blogs, podcasts, vídeos e newsletters. Uma estratégia de Inbound Marketing apresenta as seguintes fases:
1. Atrair tráfego para o site da empresa: o ponto de partida de uma estratégia sustentável de Inbound Marketing consiste em cativar tráfego para o website da empresa. Esta ação de conquistar tráfego pode ser realizada através de técnicas como SEO (Search Engine Optimization), email marketing, links patrocinados e redes sociais, sendo assim possível alcançar mais público para o conteúdo de qualidade produzido pela empresa.
2. Converter visitantes em público-alvo: neste contexto o público-alvo são os visitantes que forneceram o seu email e outras informações pessoais, em troca do acesso a algum benefício, como, por exemplo, podcasts. Esta etapa representa um elemento fulcral na estratégia, pois possibilita o tão almejado contacto com o público, fornecendo-lhe informações que vão de encontro às suas preferências, mantendo-o permanentemente atualizado.
3. Transformar o público-alvo em compradores: esta etapa da estratégia de Inbound Marketing tem como finalidade despertar o desejo de compra no consumidor.
4. Fidelizar clientes: após a situação da venda é imperial fidelizar os clientes à marca ou empresa. O processo de fidelização requer um trabalho de relacionamento com o cliente, mantendo-o informado de todas as alterações, quer ao nível de preços, quer relativamente ao surgimento de novos produtos.
5. Analisar os resultados: apesar de não representar uma etapa importante no processo de venda, é necessário analisar os resultados deste de modo a compreender o que correu bem ou mal, para possibilitar a melhoria no futuro.
Marketing nas Redes Sociais
O Marketing nas Redes Sociais, apresenta-se como um conjunto de estratégias de atuação das marcas ou empresas nas plataformas de redes sociais, tendo como base os objetivos presentes no plano de marketing previamente concebido.
Relativamente à estratégia de Marketing nas Redes Sociais é preponderante encontrar as redes sociais corretas para a sua implementação. Redes sociais como o Facebook, Linkedln, Instagram ou Twitter apresentam caraterísticas diferentes, sendo que a intenção dos utilizadores em cada uma delas também difere. O sucesso desta estratégia de marketing assenta essencialmente na criação de conteúdos únicos e particulares.
Email marketing
O e-mail marketing consiste na utilização do email como um instrumento de marketing direto, sendo possível destacar os seguintes benefícios que advêm da sua implementação:
– Proatividade: em vez de se esperar pelo interesse do cliente, a empresa pode ir ao seu encontro;
– Interatividade: possibilita a interação direta do cliente com a mensagem;
– Segmentação: é possível direcionar a mensagem tendo por base caraterísticas como sexo, faixa etária ou cidade;
– Avaliação dos resultados: os resultados da implementação da estratégia podem ser acompanhados em tempo real e com base na relação custo-benefício.
No âmbito desta estratégia de marketing é possível a sua segmentação em três tipos:
– Comerciais: esta categoria de email está geralmente vocacionada para o comércio eletrónico e é constituída por mensagens visuais e objetivas. A sua finalidade consiste na identificação imediata por parte dos utilizadores das ofertas da empresa;
– Newsletters: as newsletters são emails informativos cujo objetivo consiste em aproximar os utilizadores de uma marca com o desígnio de criar um relacionamento forte entre empresas e clientes. Estas mensagens devem transmitir conteúdos de qualidade, de modo a oferecerem informações relevantes ao público-alvo;
– Email de serviço: esta categoria de email representa uma peça de comunicação exclusiva, criada unicamente para cada um dos contactos existentes na lista de emails da empresa. É geralmente enviado de forma automática, comummente utilizado em sites de e-commerce.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo compreende o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para cada cliente da empresa. A definição mais utilizada desta estratégia é da autoria do norte-americano Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute: “Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.” Os objetivos desta estratégia de marketing centram-se essencialmente na captação de clientes, através do seu tratamento individualizado, culminando na fidelização dos mesmos à empresa.
As estratégias apresentadas são apenas exemplos de várias que existem no âmbito do conceito de marketing. Cada empresa deve adotar os procedimentos de marketing, cujos objetivos estão em concordância com os do seu modelo de negócio.
A aposta no Marketing Digital integra um elemento fundamental no desenvolvimento de uma empresa ou marca, pois como se diz tradicionalmente “quem não está presente na Internet, não existe”. Também funciona como um incentivo às empresas, para embarcarem no desafio da inovação produtiva, que lhes vai permitir consolidar a sua posição no mercado relativamente aos demais concorrentes.