Como humanizar uma marca: a importância da empatia para gerar novos clientes
Atualmente, os clientes não desejam apenas um produto ou serviço de qualidade, mas sim um atendimento próximo que tenha em conta as suas necessidades. Cada vez mais, as pessoas gostam de se sentir únicas, especiais, reconhecidas e compreendidas como indivíduos particulares, algo que na grande maioria das vezes não é tido em consideração por parte das empresas. A estratégia de humanizar uma marca deve ter inicio com um olhar concreto e crítico para dentro da organização.
Ao longo deste artigo iremos conhecer melhor o que significa humanizar uma marca, bem como, apresentar algumas dicas que permitem às empresas alcançar esse objetivo.
Humanizar uma marca
O conceito de humanizar uma marca vai para além da estratégia comercial, sendo fundamental voltar aos primeiros momentos de criação e consequente desenvolvimento da marca, com o intuito de rever o que a sustenta e a identifica, ou seja, os seus valores e visão. É através deste processo que é possível recuperar a natureza dos colaboradores e do grupo de trabalho enquanto seres humanos alinhados com os interesses comerciais e financeiros da marca. Isto é, consciencializar os colaboradores para ações sociais ou para um atendimento personificado e atencioso aos clientes.
A humanização de uma marca contribui para fortalecer a posição da empresa no mercado, uma vez que, as pessoas procuram cada vez mais marcas cuja principal preocupação não seja aumentar o volume de vendas, mas sim as necessidades evidenciadas pelo público.
Promova uma relação mais próxima com os seus clientes
O estabelecimento de uma relação próxima com os clientes, tendo em atenção as suas necessidades e desejos, transmite uma imagem de confiança para o público, o que por sua vez se irá traduzir numa maior capacidade de atração de consumidores para a sua marca. A partilha de conteúdos de outros utilizadores funciona como um elemento que ajuda a humanizar a sua marca, na medida em que mostra que, não só que existe uma relação positiva e próxima com os seus clientes, como também evidencia a satisfação dos mesmos relativamente ao produto ou serviço prestado. A transparência e partilha genuína de interesses com a comunidade de consumidores e clientes é fundamental para posicionar a marca.
Aposte nos conteúdos visuais e no humor para promover a sua marca
Como estratégia de promoção de uma marca, a empresa deve apostar nos conteúdos visuais e no humor, de modo a levar os seus produtos ou serviços até ao público-alvo, de uma forma mais leve. A aposta nestas duas metodologias contribuí para que os consumidores concluam que a marca não está apenas centrada em vender um determinado produto ou serviço, mas sim a criar empatia com os seus consumidores.
Autenticidade como forma de garantir a essência de uma marca
A humanização de uma marca não é uma tarefa simples, contudo uma grande parcela do trabalho deve passar pela introspeção interna da empresa. Ao realizar esta introspeção, a empresa terá uma maior consciência das caraterísticas dos seus colaboradores, assim como da sua visão e valores, o que irá permitir delinear uma estratégia de humanização da marca que garanta a manutenção da essência da mesma.
Crie uma página biográfica da empresa
Com o objetivo de criar uma maior conexão com os potenciais clientes, uma empresa deve criar uma página biográfica sobre a empresa, na qual poderá mostrar o lado humano da empresa, contando a história de como o projeto começou e quais são as pessoas que contribuem para o seu sucesso. Muitas vezes quando decidimos adquirir um determinado produto ou serviço, a primeira coisa que fazemos é tentar encontrar o máximo de informação possível sobre a empresa e a marca, de modo a averiguar a sua veracidade e autenticidade.
Mostre ao público os bastidores da sua marca
A curiosidade do ser humano, contribui para que os bastidores tenham um sucesso elevado entre o público. Deste modo, as empresas devem apostar em métodos que permitam dar a conhecer ao público-alvo os bastidores da sua marca, quem são os seus colaboradores, como é o dia-a-dia que se vive na empresa com a finalidade de obter uma maior proximidade entre ambos. Atualmente, com o surgimento e desenvolvimento constante das novas tecnologias, as lives nas redes sociais constituem as melhores opções de mostrar aos potenciais clientes como funcionam os bastidores da sua marca.
Patrícia Neves