apoio à produção nacional mantém postos de trabalho

Apoio à Produção Nacional salva quase 20 mil empregos

O Governo informou, no passado dia 13 de janeiro de 2022, que mais de 1.700 projetos e quase 20 mil postos de trabalho foram mantidos através do recurso ao Programa de Apoio à Produção Nacional. Analisando os dados por regiões, verificamos que o Norte lidera com mais de 1.110 projetos aprovados.

Como forma de assinalar um ano desde o lançamento do Programa de Apoio à Produção Nacional, o Ministério da Coesão Territorial realizou o balanço do mecanismo de apoio revelando que já foram aprovados cerca de 1.701 projetos, os quais representam um investimento total de 250 milhões de euros, sendo que desse montante, 123 milhões de euros provêm de fundos europeus.

O Ministério da Coesão Territorial salientou ainda que nesta altura se encontram decididas cerca de 73,2% das candidaturas. O maior número de aprovações situa-se a Norte, seguindo-se o Centro com 476, o Alentejo com 53, o Algarve com 42 e Lisboa e Vale do Tejo, com 27.

O Programa de Apoio à Produção Nacional tem como objetivo fundamental o de estimular a produção das micro e pequenas empresas e, em simultâneo, reduzir a sua dependência face ao exterior. Além deste facto, o presente programa de apoio incentiva as empresas a alterar os processos produtivos e a apostar na transição digital e energética.

Apesar da sua dotação inicial de 100 milhões de euros, segundo dados do Governo, a sua procura foi seis vezes superior, o que evidencia a disponibilidade do tecido empresarial para realizar investimentos, mesmo num contexto de crise devido à Covid-19.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-01-31T14:17:16+00:00
Go to Top