Exportações e Importações de serviços cresceram no sector do turismo e viagens

Exportações e importações de serviços registadas até novembro suplantaram os níveis pré-pandemia

As exportações e importações de serviços apresentaram um crescimento de 58,2% e 40,5%, respetivamente, em novembro de 2021, superando pela primeira vez os valores verificados em 2019, no período pré-pandemia. Segundo os dados apresentados pelo Banco de Portugal, duas das rubricas que mais contribuíram para o crescimento das exportações e importações de serviços foram as viagens e o turismo, com 135,5% e 88,4%, respetivamente.

Este crescimento contribuiu para que a economia nacional registasse um excedente externo de 914 milhões de euros, contudo, apesar dos excelentes valores verificados o saldo da balança comercial caiu 574 milhões de euros. Em relação à balança de bens, esta verificou um aumento do défice de 1.061 milhões de euros, o qual reflete um crescimento das exportações inferior ao das importações.

Por seu lado, o défice da balança de rendimento primário, ou seja, pagamentos e recebimentos de rendimentos por não residentes em resultado de investimentos que detêm em Portugal, manteve-se inalterado em relação a novembro de 2020. O pagamento, por parte de Portugal, de 178 milhões de euros para o orçamento da União Europeia, valor inferior ao pagamento efetuado em novembro de 2020, contribuiu para o aumento do excedente da balança de rendimento secundário.

A balança de capital, por seu lado, apresentou um aumento do saldo relativamente a novembro de 2020, em concordância com o aumento dos fundos europeus atribuídos a beneficiários finais.

Patrícia Neves

Partilhar

2022-01-27T14:43:40+00:00
Go to Top