Governo apresenta linha de crédito e apoios para a agricultura
O Ministério da Agricultura informou que o Governo está a preparar uma linha de crédito para apoio a encargos de tesouraria, assim como, um apoio aos custos com a eletricidade no setor agrícola e pecuário com o intuito de mitigar o impacto da seca. De salientar que as presentes medidas serão implementadas após a tomada de posse do novo Governo.
Além desta informação, o Ministério da Agricultura salientou o facto de estar disponível uma linha de crédito de curto prazo, a qual apresenta uma dotação global de 300 milhões de euros e os juros bonificados. As candidaturas no âmbito desta linha de crédito podem ser realizadas junto do BPI, Santander, Caixa Geral de Crédito Agrícola Mútuo ou Caixa Geral de Depósitos.
Promover a sustentabilidade agrícola
Na esfera da temática agrícola, o Governo anunciou ainda a abertura durante o presente mês de fevereiro de um aviso no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, para a compra e consequente instalação de painéis fotovoltaicos com o objectivo de promover os aproveitamentos hidroagrícolas, algo importante principalmente no período de seca que enfrentamos atualmente.
Aquisição de equipamentos para o armazenamento e distribuição de água
Complementarmente ao apoio acima apresentado será ainda aberto um aviso no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, com o objetivo de propiciar a aquisição de cisternas e outros equipamentos fundamentais para o armazenamento e distribuição de água, bem como, para a alimentação animal.
Os referidos apoios são preponderantes para a sustentabilidade futura das explorações agrícolas, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para ultrapassarem os obstáculos decorrentes do período de seca com que se deparam.
Patrícia Neves