Teatro D. Maria II alvo de intervenção no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência
O Plano de Recuperação e Resiliência português ostenta uma componente dedicada em exclusivo à área da Cultura, a qual apresenta uma dotação global de 243 milhões de euros, dos quais 9,8 milhões de euros serão canalizados na recuperação do Teatro Nacional D. Maria II. O restante orçamento será distribuído pelas restantes áreas, sendo que 150 milhões de euros destinam-se à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural e 93 milhões de euros serão atribuídos à Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património.
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, marcaram presença na apresentação das obras a realizar no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O Teatro Nacional D. Maria II será objeto de uma profunda intervenção, a qual envolve o restauro, a manutenção e a renovação de várias áreas do Teatro. A intervenção programada alberga a reabilitação de fachadas e coberturas, a requalificação de espaços interiores, a atualização das infraestruturas técnicas, como por exemplo, rede elétrica, equipamentos de som e sistemas de iluminação, bem como, a beneficiação dos sistemas de climatização e ventilação. Outras componentes previstas no decurso desta intervenção são a atualização das condições de segurança contra risco de incêndio e a melhoria das condições de acessibilidade universal, num investimento total de cerca de 9,8 milhões de euros.
Este projeto contribuirá para melhorar de forma significativa as condições de trabalho de todos os artistas e técnicos, permitindo enriquecer a experiência global do público, e ao mesmo tempo, valorizar o trabalho de toda a equipa do Teatro Nacional e dos seus colaboradores. O objetivo primordial da realização destes investimentos é o de salvaguardar e valorizar o património cultural e natural. Em simultâneo, pretende-se promover o emprego e a atração de novos públicos, funcionando como um fortalecimento das redes no território.
O início do projeto de intervenção no Teatro Nacional D. Maria II está previsto para o final do primeiro semestre de 2022, estando a sua conclusão planeada para o final de 2023.
Patrícia Neves